Explore o magnífico mundo do lírio-asteca

Explore-o-magnífico-mundo-do-lírio-asteca
 

Ficha Técnica

Nome científico: Sprekelia formosissima
Nomes populares: Flor-de-lis, Lírio-de-saint-james, Lírio-jacobino, Lírio-orquídea
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Lirio Asteca

Lírio-asteca, também conhecido como Sprekelia formosissima, é uma planta bulbosa com folhas verdes e longas dispostas em roseta. Na primavera ela produz uma haste longa com flores vistosas de cor vermelho escarlate que são simétricas bilateralmente. Após a polinização cruzada, forma-se um fruto cápsula que contém sementes negras. Esta espécie é muito semelhante à amarílis.

Dicas e cuidados sobre o Lirio Asteca

Plantar o Lírio-asteca em vasos é a forma mais comum de cultivar essa flor. Colocar um vaso ao lado de uma janela ensolarada garante que você possa desfrutar de suas flores quase todos os anos. No entanto, também pode ser plantada ao ar livre se você tiver acesso a uma área com solo arenoso ou rochoso, desde que seja em canteiro elevado. 

Em regiões propensas a invernos rigorosos e geadas, é importante desenterrar os bulbos no outono e armazená-los em um saco seco e de papel em um local protegido da umidade e do frio. Para garantir um crescimento bem-sucedido durante a primavera, certifique-se de não plantar os bulbos antes da última geada.

Dicas e cuidados sobre o Lirio Asteca

O Lírio-asteca é preferível plantado à pleno sol ou meia-sombra, em solo rico e bem drenado, com fertilizantes aplicados anualmente durante as mudas e cultivo. Durante seu desenvolvimento precisa de regas regulares mas deve parar de regar no inverno para não afetar os bulbos que entram em período de dormência. 

É possível multiplicá-lo por sementes ou divisão dos bulbilhos formados junto ao bulbo mãe - processo ideal durante o período de dormência. Ainda, mesmo quando bem cuidado, pode não florescer todos os anos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem