Como cuidar de uma Magnólia-amarela ou Magnolia Champaca

Como-cuidar-de-uma-Magnólia-amarela-ou-Magnolia-Champaca
 

Ficha Técnica

Nome científico: Magnolia champaca
Sinonímia: Michelia champaca, Champaca michelia, Magnolia membranace, Michelia aurantiaca, Michelia blumei, Michelia champaca, Michelia euonymoides, Michelia pilifera, Michelia pubinervia, Michelia rheedei, Michelia rufinervis, Michelia rufinervis, Michelia sericea, Michelia suaveolens, Michelia tsiampacca, Michelia velutina, Sampacca euonymoides, Sampacca suaveolens, Sampacca velutina, Talauma villosa
Nomes populares: Champaca, Champaca-laranja , Champaca-fragrante , Magnólia
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Magnolia amarela

A magnolia-amarela, também conhecida como Magnolia champaca, é uma árvore ornamental, perenifólia semidecídua originária do sudeste asiático que possui flores deliciosas e um forte aroma. Ela tem porte médio, atingindo cerca de 30 metros de altura em cultivo e até 50 metros em seu habitat nativo. Seu tronco é múltiplo ou único, e a copa apresenta formato piramidal inicialmente, mas adquire o formato guarda-chuva (umbeliforme) conforme envelhece. 

As folhas são grandes, lanceoladas a ovadas, brilhantes e alternas com estípulas na base. As flores são formadas por 15 tépalas recurvadas e numerosos estames e podem ser amarelas, brancas ou amarelo-pálidas. Além disso seu odor fragrante pode ser captado à distância! Os frutos contendo de duas a quatro sementes são carpelos elipsóides obovados cobertos por arilo que os tornam extremamente atrativos para os passarinhos.

Dicas e cuidados sobre a Magnolia amarela

Magnólia-amarela (Magnolia champaca) é uma árvore típica da paisagem na Índia, onde é considerada sagrada. As suas flores amarelas são muito aproveitadas com elaborações de leis e colares, para adornar o cabelo das mulheres e decorar ambientes e espelhos d'água. Com seu forte aroma característico, ela também é um dos principais ingredientes do perfume "Joy" de Jean Patou. 

Na construção civil, a madeira da magnólia-amarela tem textura fina, cor escura, moderada resistência e forte aroma sendo utilizados para fabricar móveis, utensílios e objetos artesanais. Além disso, é uma excelente escolha para quem quer compor seu jardim pois pode ser usada isoladamente ou em grupos para formar renques ou pequenos bosques em grandes áreas decorando caminhos ou estradas com o seu agradável cheiro.

Dicas e cuidados sobre a Magnolia amarela

A Magnólia-amarela (Magnolia champaca) deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, com profundidade e drenagem adequadas. É essencial para sua sobrevivência a adição regular de matéria orgânica e irrigações periódicas no primeiro ano após o plantio. Estas árvores tropicais resistentes também podem sobreviver a geadas leves após estarem bem estabelecidas, tornando-as ideais para climas subtropicais e alguns locais de altitude de regiões tropicais do Brasil. 

A Magnólia-amarela pode ser multiplicada através da alporquia ou por meio da sementeira - que germinam na primavera - removendo toda parte externa (arilo) nas sementes antes da descascagem. Plantadas em um substrato arenoso umedecido constantemente, a taxa de germinação é relativamente alta, variando entre 20 a 30%.

A Magnólia-amarela ou Magnolia champaca, originária do sudeste asiático e regiões da Índia e Himalaia, pertece à família Magnoliaceae. Esta árvore perenifólia é tipicamente encontrada em solos ensolarados e climas moderadamente frios, sendo que também se adapta bem ao clima tropical – como é the caso de Belo Horizonte. 

Sua altura médian pode chegar até 8m, apresentando copas frondosas e arredondadas sustentadas por troncos esbranquiçados. As folhas são verdes intenso, juntamente com estípulas na base em formato de ondulação. A floração é marcada por flores solitárias amarelas a alaranjadas emitindo um aroma agradável muitas vezes sentido de longes. Além disso os frutos são cachos consistindo numa cor verde escuro impressa por pontinhos brancos tendendo-se uma semente em sua interior vermelha quando madura. 

Por suas características paisagísticas luminosas e fragante Magólia-amarela é recomendado para ser utilizado tanto isoladamente como em grupos na arborização de ruas não havendo dificuldades inclusive no centros urbanos considerando que contribui para amenizar odores ruins destes locais .

Planta medicinal

Indicações: Regular a menstruação, Infecções da garganta, Febre, Artrite, Reumatismo, Anticoncepcional, Recuperação no pós-parto, Inseticida, Tumores, Micoses
Propriedades medicinais: Inseticida, Anti-tumoral, Fungicida, Estimulante, Tônico, Diurético
Partes utilizadas: Raízes, Casca das raízes, Folhas, Flores, Sementes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem