Como Cuidar de Lágrimas-de-bebê, a Planta do Jardim

Como-Cuidar-de-Lágrimas-de-bebê-a-Planta-do-Jardim

Ficha Técnica

Nome científico: Soleirolia soleirolii
Sinonímia: Helxine soleirolii, Soleirolia corsica, Parietaria soleirolii
Nomes populares: Barba-de-moisés, Planta-da-sorte, Lágrima-de-bebê, Cabelinho-de-anjo, Lágrima-de-anjo
Família: 
Origem: , Itália, 
Luminosidade: 

 Dicas e cuidados sobre a Lagrima de bebe

A Lágrimas-de-bebê (Soleirolia soleirolii) é uma planta perene frágil e ramificada, originária da Córsega e da Sardenha, na Itália. A espécie foi atribuída a Joseph François Soleirol. Ela cresce de forma horizontal ao invés de vertical, em forma de um denso tapete verde. Suas folhas são minúsculas, redondas e brilhantes. As flores brancas são pequenas e aparecem durante o verão na axila das folhas. 

O fruto é do tipo aquênio. Existem vários cultivares de tamanho e tonalidade diferentes: 'Variegata' tem folhagem variegada com tons brancos; enquanto a 'Aurea' possui uma nuance verde-limão. Esta plantinha compacta é recomendada para jardins rasteiros e vasos ornamentais.

Lágrimas-de-bebê é uma planta de folhagem ornamental, mais encontrada em vasos de interior, com seu formato redondo. No paisagismo, é amplamente utilizado como cobertura de solo em áreas sombreadas onde a grama não cresce devido à falta de luz e alta umidade. No entanto, não é recomendado para tráfego pedonal, pois não resiste a pisoteios. Sua textura fina e aparência interessante chamaram a atenção de muitos - alguns até dizem que se assemelha a cabelos cacheados - fazendo um belo contraste com um gramado ou outras coberturas de solo. 

Dicas e cuidados sobre a Lagrima de bebe

Também se destaca quando usado como plantação em massa, bordadura ou fundo para outras espécies em canteiros, vasos e cestos suspensos. Além disso, sua maciez permite que seja colocado entre rochas ao beirar lagoas e tornar o espaço mais natural. Por último, o seu amor pela sombra e humidade torna-o adequado para ambientes de terrários. Além disso, esta planta comestível tem um sabor que lembra o agrião e é um ótimo substituto para o agrião em saladas ou sanduíches.

Lágrimas-de-bebê é uma planta tropical que requer luz indireta e solo fértil, drenável, bem enriquecido com matéria orgânica para se desenvolver. A rega deve ser regular, mantendo a umidade sem encharcar. Uma irrigação suplementar nas horas mais quentes do verão pode ser realizada pulverizando água sobre as folhas. 

Dicas e cuidados sobre a Lagrima de bebe

Esta planta não suporta incidência direta do sol e também não tolera estiagens ou geadas. É recomendado proteger a Lágrimas-de-bebê em locais onde houver inverno para não perder suas folhas, mas no bronze da primavera voltará a rebrotar. Multiplique-se por divisão ou por estaquia de frenageamentos que são capazes de produzir raízes facilmente nos nós.

Atenção

Devido à sua facilidade de propagação, a lágrima-de-bebê pode se tornar invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem