Girassol-mexicano ou Tithonia rotundifolia Margarida-mexicana, Margaridão

Girassol-mexicano ou Tithonia rotundifolia Margarida-mexicana, Margaridão
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tithonia rotundifolia
Nomes populares: Margarida-mexicana, Margaridão
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Girassol-mexicano ou Tithonia rotundifolia Margarida-mexicana, Margaridão

O girassol mexicano é uma planta anual com uma estrutura arbustiva e herbácea e um caule lenhoso. É altamente ramificado e atinge uma estatura média de 1, 2-1 ,8 metros. As folhas são verde-escuras, lobuladas, simples ou trifolioladas. Os galhos e folhas da planta são cobertos por pelos curtos e lisos. 

As numerosas inflorescências são do tipo cabeça de flor, solitárias, simples, com pétalas alaranjadas ou vermelhas, muito vivas e brilhantes, com centro amarelo semelhante a tornassois e zínias. A floração começa na primavera e continua durante o verão e o outono, dependendo da época de plantio. Dá um fruto do tipo aquênio. Existem também variedades anãs que não ultrapassam os 75 cm e são ideais para maciços e bordaduras.

O girassol mexicano, devido ao seu tamanho espesso, tem um uso ligeiramente diferente de outras flores de horto. É ideal para pequenas sebes, paredes de horto ou em filas ao longo de paredes e paredes exteriores. Sua capacitância de tolerar a seca e o calor faz do girassol mexicano uma planta favorita para pátios de pedra ou deserto. Também pode ser usada como flor de corte para arranjos de flores e buquês. Suas flores produzem muito néctar e são muito atrativas para abelhas e borboletas. Pode ser plantada em vasos.

Dicas e cuidados sobre a Girassol-mexicano ou Tithonia rotundifolia Margarida-mexicana, Margaridão

Deve ser cultivada o pleno sol, em locais amplos, com solo bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado periodicamente. Gosta de calor e tolera curtos períodos de seca. Em solo excessivamente rico, produz muita folhagem e poucas flores, enquanto em solos mais pobres floresce profusamente. Não resistente ao gelo mas cresce a partir de sementes na primavera. 

Propaga-se por semente, sendo possível obter duas gerações da planta em um único ano plantando-a na primavera, ela florescerá e completará o ciclo, replantando no verão. A fertilização com fosforo e potássio estimulará a floração. Pode ser semeada diretamente em local específico ou em viveiro para posterior transplante.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem