Ginkgo ou Ginkgo biloba Nogueira-do-japão, Árvore-avenca, Árvore-sagrada, Árvore-dos-pagodes, Árvore-de-quatro-escudos, Árvore-de-quarenta-escudos, Gingo, Árvore-fóssil, Árvore-cabelo-de-vênus, Fruto-de-prata

Ginkgo ou Ginkgo biloba Nogueira-do-japão, Árvore-avenca, Árvore-sagrada, Árvore-dos-pagodes, Árvore-de-quatro-escudos, Árvore-de-quarenta-escudos, Gingo, Árvore-fóssil, Árvore-cabelo-de-vênus, Fruto-de-prata
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ginkgo biloba
Sinonímia: Pterophyllus salisburiensis, Salisburia adiantifolia
Nomes populares: Nogueira-do-japão, Árvore-avenca, Árvore-sagrada, Árvore-dos-pagodes, Árvore-de-quatro-escudos, Árvore-de-quarenta-escudos, Gingo, Árvore-fóssil, Árvore-cabelo-de-vênus, Fruto-de-prata
Família: Ginkgoaceae
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Ginkgo ou Ginkgo biloba Nogueira-do-japão

O ginkgo, também conhecido como nogueira japonesa, é uma árvore perene, dióica (sexo separado) e caducifólia, ou seja, uma árvore que perde as folhas no inverno, com reconhecidas propriedades ornamentais e medicinais. É originário da China e é considerado um fóssil vivo, pois existia há 200 milhões de anos. 

No Japao É uma das poucas espécies que sobreviver à radiação de Hiroshima. Consequentemente, é também um símbolo de paz e longevidade no Oriente. Seu caule tem diâmetro de 60 a 150 cm e a altura dessa arvore pode chegar a 50 metros. No entanto, os machos tendem a ser mais altos e os machos tendem a ter ramos mais abertos.

As suas folhas são muito distintas, constituídas por dois lóbulos, pecíolos longos e nervuras bifurcadas. Esta forma das folhas lembra curiosamente um leque, um acessório muito característico da cultura oriental. A cor da folhagem fascina tanto com seu verde brilhante no verão quanto com sua cor dourada no outono. Porém, seu fruto quando maduro exala um odor desagradável e não é comestível. É do tamanho de uma ameixa e tem forma arredondada e cor amarela. Para que o fruto produz sementes abundantes É importante que a planta feminina cresça ao lado da planta masculina.

O Ginkgo é uma árvore especial para o horto, que traz consigo todo o misticismo da cultura oriental, além de marcar as diferenças entre as estações o que torna o projeto paisagístico ainda mais interessante. Seu grande porte requer grandes áreas preferencialmente afastadas de construções como grandes hortos residenciais, parques e roças. Pode ser plantada isolada, em grupos ou em fileiras, por isso o plantio dessa espécie também é recomendado em matas urbanas e é uma excelente opção para fazer caminhos. 

No início do inverno Quando as folhas começam a tombar vai formar um bonito tapete dourado ao seu redor. Fornece um contraste atraente quando colocado próximo a um arbusto denso com flores escuras. Porque é uma árvore de cor clara e elegante. cuidado com os frutos malcheirosos das árvores femininas e evite cultivá-los muito perto das casas.

Ele pode ser cultivado em um vaso primeiro e depois plantado diretamente no solo ou aparado para mantê-lo pequeno. Desta forma, pode ser feito dentro de casa, onde tem um efeito decorativo, além de descontaminante. Embora de crescimento lento, é uma espécie muito longeva que pode viver mais de 1000 anos. Sua preparação inclui limpeza no início da primavera, que visa apenas promover o crescimento da raça. 

Dicas e cuidados sobre o Ginkgo ou Ginkgo biloba Nogueira-do-japão

Portanto, ao podar, deve-se tomar cuidado para não distorcer o crescimento piramidal dessa arvore única. Embora as frutas tenham um aroma desagradável, as sementes de ginkgo são comestíveis e são colocadas há centenas de anos no Oriente. É servido com cerimônias de chá, doces e sobremesas, usado como acompanhamento de saquê, usado como ingrediente em picles e outros pratos.

Deve crescer em meia sombra ou sol pleno. Gosta de um ambiente fresco, com uma boa cobertura vegetal na base. O solo ideal é levemente alcalino, compreende a ser mais arenoso, rico em matéria orgânica e bem drenado. É uma espécie que se adapta o áreas urbanas, sendo resistente a geadas, frio e poluição. No entanto, cresce em jardins de todo o mundo e adapta-se a diferentes climas, mas prefere climas subtropicais e temperados.

A irrigação deve ser feita diariamente quando a árvore é jovem, já na fase adulta deve ser feita apenas em épocas de estiagem. Quanto ao replantio ou transplante, deve ser feito no inverno ou na estação chuvosa. O ginkgo pode ser propagado por estacas, enxertia ou plantação de sementes férteis (obtidas apenas de frutas polinizadas). 

As sementes introduzem dormência e devem ser estratificadas para uma boa germinação. Assim, sega os frutos maduros no meio do outono, retire toda a polpa e coloque-os em areia úmida por 2 meses e meio, em temperatura amena (15 a 21 ° C). Em seguida, siga a estratificação a 4ºC por 2-3 meses para que os embriões se desenvolviam bem antes do plantio.

Planta medicinal

Indicações: Vertigem, Estresse, Depressão, Varizes, Úlceras varicosas, Artrite, Enxaqueca, Isquemia cerebral, Labirintite, Zumbido no ouvido, Envelhecimento
Propriedades medicinais: auxilia na oxigenação cerebral, nootrópico, anticoagulante, antioxidante, vasodilatadora, neuroprotetora, intensificador de memória
Partes utilizadas: Folhas, Extrato das folhas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem