Giesta ou Spartium junceum Retama, Vassoura-espanhola

Giesta ou Spartium junceum Retama, Vassoura-espanhola
 

Ficha Técnica

Nome científico: Spartium junceum
Nomes populares: Retama, Vassoura-espanhola
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Giesta ou Spartium junceum Retama, Vassoura-espanhola


A Giesta ou Spartium junceum Retama, Vassoura-espanhola é um arbusto pequeno, texturizado, semiperene, de 1,5 a 3 m de altura. O nome botânico Spartium vem da palavra grega spartion, que se refere a uma planta que produz fibras têxteis e é usada para fazer bandagens. 

Os ramos são finos, flexíveis, verdes e longos, lembrando juncos. folhas lanceoladas ou fibrosas, pequenas, estreitas e distantes. É uma planta xerófita que modula suas folhas para reduzir a perda de água por transpiração. Para compensar as folhas mais curtas Os ramos também realizam a função da fotossíntese.
Dicas e cuidados sobre a Giesta ou Spartium junceum Retama, Vassoura-espanhola
A inflorescência terminal é do tipo racemo com muitas flores grandes e perfumadas. As flores amarelas são bissexuais e possuem 5 órgãos com sépalas membranosas. cálice único e as pétalas de uma mariposa com ponta arredondada padrão, com asas circunflexos. A floração ocorre na primavera e no verão. Há também uma variedade de flores brancas que são raras no cultivo. A fruta é uma vagem fina, plana e peluda que se divide quando madura e preta.

As vassouras são arbustos graciosos que podem ser plantados em jardins rústicos, contemporâneos ou mediterrâneos. Extraordinária beleza quando plantada isoladamente, em fileiras ou em maciços. Tem boa capacitância de conter a erosão e melhorar a fertilidade do solo. É uma.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solos férteis, bem drenados e regularmente regados. Prefere solo arenoso e climas mediterrâneos ou subtropicais frios. O fertilizante anual de primavera estimula a floração intensiva. A poda formativa deve ser feita a cada dois anos para renovar a folhagem. Não tolera calor excessivo, mas tolera sal, solos pobres e curtos períodos de seca. Propagar por sementes.

Atenção

A giesta é uma planta tóxica, que contém poderosos alcalóides (esparteína e citisina), e deve ser mantida fora do alcance de crianças ou animais domésticos. Devido à rusticidade da espécie e facilidade de multiplicação, a giesta pode ser considerada planta invasora em algumas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem