Frésia ou Freesia x hybrida Frísia, Junquilho

Frésia ou Freesia x hybrida Frísia, Junquilho
 

Ficha Técnica

Nome científico: Freesia x hybrida
Nomes populares: Frísia, Junquilho
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Frésia ou Freesia x hybrida Frísia, Junquilho

Existem 16 espécies no gênero Freesia, todas nativas do continente africano e a grande maioria delas, cerca de 12 espécies, vem da Africa do Sul. As frésias são plantas bulbosas, herbáceas e com flores conhecidas em todo o mundo por suas flores delicadas e perfumadas. As espécies de frésia mais importantes para a produção de híbridos comerciais (Freesia x Hybrida) são Freesia refracta e F. armstrongii.

As frésias possuem um bulbo (órgão de armazenamento subterrâneo constituído por uma raiz e um caule) com cerca de 1 a 2,5 cm de diâmetro, que emite folhas lineares, planas e verde-escuras com cerca de 15 cm de comprimento. A inflorescência é curva em forma de espiga, mas as flores são dispostas em fileiras em apenas um dos lados. 

Eles são sustentados por longos troncos de 10 a 40 cm de altura. As flores são em forma de sino, perfumadas e podem ser das mais diversas cores e combinações de degradê, com diferentes tonalidades de branco, amarelo, cor-de-rosa, lilás, vermelho, laranja, verde, azul, etc. O fruto é uma pequena cápsula verrugosa com sementes redondas, duras e brilhantes.

Dicas e cuidados sobre a Frésia ou Freesia x hybrida Frísia, Junquilho

No paisagismo, essas flores ajudam a criar matrizes e bordas. tanto simples como misturado com outros tipos de plantas com flores. Suas cores vivas ainda podem ser admiradas em vasos e floreiras. A frésia também é muito utilizada como flor de corte, na elaboração de arranjos e buquês, com boa durabilidade. A deliciosa fragrância torna-se a essência e é utilizada na fabricação de diversos produtos de higiene e beleza, como perfumes, sabonetes e xampus.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, leve, profundo, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. A adubação mensal, durante o período de crescimento e floração, é essencial para uma boa floração e formação de reservas para o ano seguinte. Após a floração a rega deve ser interrompida para que os bolbos entrem em fase de repouso. 

Depois que as folhas secam, elas podem ser coletadas e armazenadas em um ambiente limpo, seco e fresco. Aproveite o clima frio Existem variedades que florescem em diferentes eras do ano. Propagar separando os rizomas ao redor da planta mãe e sementes.

Fonte das imagens usadas aqui:

Meu eterno ceu

Meu eterno ceu

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem