Dicas e cuidados para cultivar a Fotínia x Fraseri no jardim

Fotínia ou Photinia x fraseri
 

Ficha Técnica

Nome científico: Photinia x fraseri
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Fotínia ou Photinia x fraseri

Fotínia ou Photinia x fraseri é um arbusto lenhoso com folhagem cheia, vistosa e colorida que é valorizada no paisagismo por essas qualidades. Trata-se de um híbrido resultante do cruzamento de duas espécies orientais de Fotinia: a japonesa (Fotinia glabra) e a chinesa (Fotinia cerulata). O tronco é ereto, ramificado e cresce rapidamente, atingindo facilmente 2-3 metros de altura. Suas folhas são brilhantes, perenes, coriáceas, alternadas, com bordas finamente dentadas. 

As folhas têm cores diferentes, dependendo do estágio. Quando brota, é vermelha e parece uma flor de longe, mas torna-se acobreada com o tempo e escurece para um verde profundo com o tempo. A floração ocorre na primavera e no verão, com belas inflorescências em forma de guarda-chuva com muitas pequenas flores brancas.

No jardim, a Photinia se destaca como uma espécie rústica, bonita e versátil. Pode ser usado sozinho, como um acento em grupos contrastantes com outras espécies ou em grupos e sebes. Em plantios isolados pode ser cultivada como arbusto informal ou formal ou ainda como pequena árvore, podendo atingir até 5 metros de altura. 

Nesses casos, uma topiária anual é mais adequada para obter uma forma cheia e arredondada e favorecer a floração. A poda mais freqüente em sebes encurtará o período de floração, criará um arbusto mais denso e manterá bonitas folhas vermelhas brotando. Também pode ser plantada em vasos, com replantio a cada 2 anos.

Dicas e cuidados sobre a Fotínia ou Photinia x fraseri

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em pH neutro ou ligeiramente alcalino, em solo bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Não tolera encharcamento nem salinidade, pelo que não deve ser utilizada junto ao mar. Clima o clima subtropical resisto mas calor intenso calor. Sob sombra parcial compreende a ser menos brilhante. 

Para apresentar incessantemente suas folhas vermelhas, deve ser cortada com frequência, porém, nessas condições tem pouca ou nenhuma floração. A adubação anual com NPK e micronutrientes é essencial para a boa saúde das plantas. Propagar por estacas na primavera. Para cobertura A distância recomendada entre as plantas é de 1 metro.

Fonte das imagens utilizadas aqui no post:

My Bonsai

Sitio da Mata

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem