Fórmio ou Phormium tenax Cânhamo-da-nova-zelândia, Fibra-da-nova-zelândia, Linho-da-nova-zelândia

Fórmio ou Phormium tenax Cânhamo-da-nova-zelândia, Fibra-da-nova-zelândia, Linho-da-nova-zelândia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Phormium tenax
Nomes populares: Cânhamo-da-nova-zelândia, Fibra-da-nova-zelândia, Linho-da-nova-zelândia
Família: Hemerocallidaceae
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Fórmio ou Phormium tenax Cânhamo-da-nova-zelândia

Fórmio ou Phormium tenax é uma planta vigorosa com rizomas bem desenvolvidos e folhagem decorativa. Suas folhas em forma de lâmina são muito longas, eretas e podem atingir 3 m de altura. Existem muitas variedades de fórmio, com folhas e margens verdes ou avermelhadas, e listras longitudinais de diversas cores, como amarelo, branco, laranja, rosa e roxa. 

As inflorescências surgem na primavera, são altas, com muitas flores vermelhas e, dependendo da variedade têm uma importância ornamental mais ou menos importante. As flores atraem beija-flores.

Dicas e cuidados sobre a Fórmio ou Phormium tenax Cânhamo-da-nova-zelândia

Sua folhagem vistosa a torna ideal para o plantio em vasos separados, como bordaduras ou em grupos irregulares, e até em fileiras próximos a um muro ou lago. Muito versátil e simples. Perfeito para hortos tropicais, hortos contemporâneos ou jardins de pedra. Seus efeitos são muito expressivos e devem ser usados ​​com moderação e bom senso para não estragar seu horto. Na Nova Zelândia, a fibra extraída das folhas de Formium é utilizada na cestaria e em outros artesanatos pelo povo maori, onde também é utilizada como planta medicinal.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Pode ser plantada em zonas úmidos, como planta de sapal, perto de lagos e corpos de água, bem como no litoral Agüentar ampla gama de climas, de temperado a tropical. Multiplica-se por divisão de arbustos e por sementes.

Fonte das imagens utilizdas:

Doce Obra

Blog Arco Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem