Evônimo ou Euonymus japonicus Ivone, Evónimo, Barrete-de-padre, Evônimo-do-Japão; Evônimo-dos-jardins, Ivone-amarela, Brasileirinha

Evônimo ou Euonymus japonicus Ivone, Evónimo, Barrete-de-padre, Evônimo-do-Japão; Evônimo-dos-jardins, Ivone-amarela, Brasileirinha
 

Ficha Técnica

Nome científico: Euonymus japonicus
Sinonímia: Cassine fortunei, Elaeodendron javanicum, Masakia japonica, Euonymus carrierei, Euonymus sinensis, Euonymus japonica
Nomes populares: Ivone, Evónimo, Barrete-de-padre, Evônimo-do-Japão; Evônimo-dos-jardins, Ivone-amarela, Brasileirinha
Família: Celastraceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Evônimo ou Euonymus japonicus Ivone

Evônimo ou Euonymus japonicus Ivone é um arbusto geralmente perene. É uma planta perene e tem bonitas folhas. Sua altura varia: as variedades anãs chegam a 30 cm e os gigantes até 3 m. Os ramos são eretos e densamente ramificados. As folhas são elípticas a ovais, contrapostos, cerosas, lustrosas, com margens serrilhadas e de cor verde escura na forma típica, pouco comum no cultivo. Cultivares bem conhecidas com o mesmo nome por suas folhas coloridas incluem:

  • ‘Aureus’, folhas verdes com uma grande mancha central amarela;
  • ‘Albomarginatus’, folhas verdes, com uma estreita margem branca;
  • ‘Bravo’, folhas verdes variegadas de das creme;
  • ‘Kathy’, folhas verdes, largas e variegadas de branco, de pequeno porte;
  • ‘Latifolius albomarginatus’, folhas verdes com ampla margem branca;
  • ‘President Gauthier’, folhas verde-escuras variegadas de branco-creme, ramagem menos compacta;
  • ‘Pierrolino’, folhas jovens variegadas de branco.

As flores de Euonymus não têm valor decorativo. Aparecem na primavera e no verão, são pequenos, de cor branco-esverdeada. Os seguintes frutos são rosados, ramificados, com grandes sementes alaranjadas.

Dicas e cuidados sobre o Evônimo ou Euonymus japonicus Ivone

Como planta ornamental, a xará conquistou lares e escritórios no Pau-Brasil e no mundo. É uma planta muito resistente e adaptável a diferentes condições de iluminação. Embora seu uso em vasos seja mais comum, o epônimo também se presta a ser um tipo de horto, ideal para formar sebes e serras o pleno sol ou meia-sombra. É frequentemente usado em hortos orientais, onde pode ser liberado ou formal. Por tolerar muito bem o corte, é ideal para trabalhos de topiaria. Também é uma planta ideal para bonsai, pois é lenhosa e tem folhas naturalmente pequenas.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Plantas cultivadas em vasos precisam de um transplante anual para recuperar seu vigor. Tenha cuidado ao colocar malvas cultivadas em pleno sol. É importante ser gradual. Ocorrência contrário, as folhas ficarão gravemente queimadas. 

Fertilize a cada duas semanas durante a estação de crescimento. Suscetível a oídio, cochonilhas e lagartas. Prefere um clima ameno e precisa de proteção contra calor ou frio intenso. Resistente algas, tolerante à seca. Propaga-se na primavera tirando estacas de galhos semi-caules ou galhos enraizados em substrato húmido.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem