Eucalipto Arco-íris ou Eucalyptus deglupta Eucalipto-da-nova-guiné, Eucalipto-das-filipinas

Eucalipto Arco-íris ou Eucalyptus deglupta Eucalipto-da-nova-guiné, Eucalipto-das-filipinas
 

Ficha Técnica

Nome científico: Eucalyptus deglupta
Sinonímia: Eucalyptus naudiniana, Eucalyptus schlechteri, Eucalyptus multiflora
Nomes populares: Eucalipto-da-nova-guiné, Eucalipto-das-filipinas
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Eucalipto Arco-íris ou Eucalyptus deglupta

O eucalipto arco-íris é uma grande arvore com um tronco de cores marcantes. É o único representante do gênero eucalipto de ocorrência natural no Hemisfério Norte. nas ilhas da Nova Bretanha, Nova Guine, Serum, Célebes e Mindanao. Em seu habitat, pode atingir 75 metros de altura, com diâmetro de tronco de 240 centímetros; mas durante o cultivo costuma ficar entre 20 e 30 metros. 

O segredo da cor particular dessa árvore está na forma como ela descasca, desvendando as partes coloridas. Inicialmente, o súber marrom fina e lisa se desprende e uma cor verde brilhante e vibrante aparece. Manchas dessa cor tornam-se verdes escuras, azuladas, roxos, laranjas e finalmente vermelhas. Acontece que o processo ocorre o tempo todo, formando manchas coloridas em diferentes estágios. A impressao que se tem é que a árvore foi misteriosamente pintada, tornando-se verdadeira obra de arte da natureza.

Além dos troncos cilíndricos e decorativos, as folhas também são atraentes. Eles são opostos, ovais a lanceolados, verde escuro na parte superior e cinza na parte inferior. As flores são coletadas em guarda-chuvas, inflorescências apicais ou axilares. São numerosos, branco-creme ou amarelados, com estames longos, perfumados, e produzem néctar abundante que atrai as abelhas. O resultado é uma cápsula esférica marrom com 3 a 12 sementes por folha. As sementes são pequenas, planas, com pequenas asas. A floração ocorre várias vezes ao ano, mais frequentemente na primavera e no outono.

Dicas e cuidados sobre o Eucalipto Arco-íris ou Eucalyptus deglupta

No paisagismo, o eucalipto arco-íris é uma excelente opção para criar calçadas ao longo de calçadas largos. Como seu formoso tronco pode ser cabido de perto, não é muito interessante plantá-la em locais longínquos dos locais de passagem. No entanto, é preciso levar em conta a preocupação com o espaço requerido pela planta e sua proporção em relação às construções vizinhos. O ideal é usá-lo em grandes hortos, bem como em praças e parques, longe de canos, muros, casas e cabos soterrados. Seu crescimento é veloz e não requer muita manutenção depois de bem estabelecido. 

Nas Filipinas, é uma das principais árvores para produção em massa. Ao contrário de outras espécies de eucalipto, o eucalipto arco-íris não produz óleos essenciais. Sendo uma espécie resistente e pioneira, é utilizada com sucesso em áreas de reflorestação com solos arenosos pobres ou com atividade vulcânica recente.

Deve ser cultivada a meia-sombra ou pleno sol, em diferentes tipos de solo, preferencialmente drenantes, profundos, enriquecidos com matéria orgânica e regados regularmente por pelo menos dois anos após a semeadura. Suas raízes profundos o tornam resistente a curtos períodos de seca. resistentes ao gelo mas morrem no frio. Por esta razão Consequentemente, não é recomendado para climas temperados ou mais frios. Prefere calor tropical e umidade. 

Resistente à salinidade costeira. Não é adequado para regiões semiáridas e, ao contrário de outros eucaliptos, é muito sensível ao fogo. Fácil de propagar por sementes ou estacas. As sementes germinam 4-20 dias após a semeadura. As estacas devem ser retiradas dos ramos das plantas jovens com menos de 2 anos. Os surdos-mudos podem ir para o local definitivo com aproximadamente 4 meses.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem