Estrofantina ou Strophanthus gratus Ouabaína

Estrofantina-Strophanthus-gratus-Ouabaína
 

Ficha Técnica

Nome científico: Strophanthus gratus
Sinonímia: Roupellia grata, Roupalia grata, Strophanthus stanleyanus, Strophanthus glaber, Nerium guineense, Strophanthus chopraie, Strophanthus gratus, Strophanthus ouaboio, Strophanthus perrotii, Strophanthus stanleyanus
Nomes populares: Ouabaína
Família: 
Origem: , Burkina Faso, , Gana, Guiné Equatorial, Libéria, Nigéria
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Estrofantina ou Strophanthus gratus Ouabaína

A Estrofantina ou Strophanthus gratus Ouabaína é uma planta rasteira, rasteira, semi-arqueada, com flores e cipós ornamentais. Que é amplamente conhecido por suas propriedades medicinais e tóxicos. Originário de vários países da África Ocidental, incluiu substâncias como a ouabaína, que dependendo da dose, pode ser um remédio para insuficiência cardíaca, ou um poderoso veneno, usado para envenenar pontas de flechas e lanças colocadas pelos africanos para a caça. cidades. 

Forte, até 25 metros de comprimento, diâmetro do tronco 15 cm. Tem ramificação marrom o púrpura e galhos cheios de nozes. Folhas contrários, folhas simples, glabras, glabras, elípticas ou elípticas ou obovadas. Floresce no final da primavera e início do verão com inflorescências do tipo dicasio (ponta dicotômica), flores em forma de sino, em cinco partes, sépalas roxas e pétalas brancas ou rosadas, muito perfumadas. O fruto é constituído por dois folículos ovais, divergentes e bivais. Existem muitas sementes em forma de núcleo com fibras longas. Eles requerem polinização cruzada para se formar e levam um ano para amadurecer.

Dicas e cuidados sobre a Estrofantina ou Strophanthus gratus Ouabaína

Vinhas vivas de folhagem brilhante, ideais para cobrir pérgulas, gazebos, cercas, treliças, arcos e outras estruturas. Além de servir como trepadeira, a estrofantina também pode ser utilizada como arvoreta, com podas de formação, para que não ultrapasse dois ou três metros de altura. vasos de plantas e vasos também são possíveis. No paisagismo, costuma ser escolhido por seu exotismo floral e aroma delicado e rico. Mais adequado para climas tropicais a equatoriais. Curiosidade: As sementes das plantas contêm altas concentrações de glicosídeos aplicados na indústria farmacêutica. Portanto, torna-se um produto de exportação para os países africanos.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo bem drenado e regularmente regado e enriquecido com matéria orgânica. É sensível à geada e prefere o calor e a umidade tropicais. É interessante realizar o alinhamento da planta no suporte além da poda de formação, sempre com luvas de proteção e roupas de mangas compridas. Propagam-se por sementes e muitas vezes por estacas na primavera.

Planta medicinal

Indicações: Gonorréia, Fraqueza, Insuficiência cardíaca, Congestão cardíaca, Febre, Picada de cobra, Feridas, Câncer de próstata
Propriedades medicinais: Afrodisíaco, Estimulante, Taquicárdico
Partes utilizadas: Toda a planta

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas. Ao realizar podas e manipular a planta, tenha o cuidado de usar luvas e evitar o contato da planta com a pele. Manter fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. O uso medicinal deve ser realizado sob estrito acompanhamento médico e farmacêutico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem