Estefânia ou Cobaea scandens Cobéia, Sinos-de-catedral, Sinos-de-convento

Ficha Técnica

Nome científico: Cobaea scandens
Nomes populares: Cobéia, Sinos-de-catedral, Sinos-de-convento
Família: Polemoniaceae
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Estefânia ou Cobaea scandens Cobéia

Estefania é uma videira tropical resistente. Tem uma textura semi-lenhosa e flores ornamentais. O caule cresce rapidamente e se ramifica bastante. espalhando galhos de até 1-3 metros de comprimento. As folhas são verdes o ano todo, dispostas alternadamente, as folhas formam uma pena. Apresenta de três a seis lâminas foliares elípticas, a superfície é lisa, com ramificações na base. As flores têm cálices verdes com faixas largos e corolas em forma de sino, inicialmente esverdeadas, gradualmente tornando-se roxos ou brancas, dependendo da cultivar. Seus frutos são do tipo cápsula, elípticos, com muitas sementes grandes e aladas. Floresce no verão.

Na paisagem afirma-se que a Estefânia abrangeu grandes e fortes estruturas como gazebos, pérgulas, muros e árvores. Sua força e tamanho tornam as videiras bastante desproporcionais em estruturas menores, como delicadas latadas. Ainda é possível cultivá-la em vasos. Como se não bastasse a sua beleza, as flores da Estefânia também têm um aroma almiscarado. Devido à sua facilidade de propagação, escapou do cultivo e tornou-se uma invasão da Nova Zelândia.
Dicas e cuidados sobre a Estefânia ou Cobaea scandens Cobéia

Deve crescer em pleno sol em áreas frescos ou meia sombra em locais quentes. O solo a ser cultivado deve ser fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Planta tipicamente tropical, a Estefânia não tolera geadas nem frio intenso, mas pode ser cultivada como anual em países de clima temperado, semeada em estufas no final do inverno. Deve ser cravado o suficiente para que adira bem ao suporte. Propagado por sementes, enxertia e enxertia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem