Estátice ou Limonium sinuatum Sempre-viva, Sempre-viva-azul, Lavanda-do-mar

Estátice ou Limonium sinuatum Sempre-viva, Sempre-viva-azul, Lavanda-do-mar
 

Ficha Técnica

Nome científico: Limonium sinuatum
Sinonímia: Statice sinuata, Taxanthema sinuata
Nomes populares: Sempre-viva, Sempre-viva-azul, Lavanda-do-mar
Família: Plumbaginaceae
Origem: , Oriente Médio
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Estátice ou Limonium sinuatum 

Estátice ou Limonium sinuatum é uma planta herbácea e altamente florífera, nativa da região mediterrânea, que inclui o sul da Europa, norte da Africa e alguns países do Oriente Médio, onde cresce espontaneamente em colinas arenosas. Embora na prática seja tratado como anual, na verdade é uma planta perene de curta duração. Suas folhas são em forma de roseta, basais, lanceoladas, aladas, com grandes lóbulos em ambos os lados, cobertas por uma camada pubescente murchada. 

As inflorescências aparecem no verão e são floradas com pontas pontiagudas que se alçavam acima das folhas e sustentadas por hastes alares. As flores densamente dispostas têm cálice em forma de funil com papiro e estrutura durável, com cores vivas, dependendo da variedade desde amarelo, coral, azul ou cor-de-rosa, com um coral fino e claro, que pode ser branco., cor-de-rosa ou amarelo.

Verdadeira surpresa! Enquanto cresce, a estática é uma planta pouco atraente. Alguns dizem que nos lembra um arbusto que parece uma erva nociva. No entanto, durante o longo período de floração, traz um espetáculo floral ao horto. Por este motivo, a sua utilização é indicada para maciços e bordaduras, misturadas com outras espécies, de estilo mais livre e informal, como em “cottage” ou pátios de inglesinhos.

Também funciona muito bem em jardins de pedra, de inspiração árida e mediterrânica. Mas o que tornou essa garota extraordinária tão famosa em todo o mundo é o fato de suas flores permanecer bonitas e coloridas, mesmo depois de secas, seja no horto ou colhidas para arranjos florais de longa duração. Se secar bem à sombra e longe da luz solar direta, suas flores não murcham. Podem ser colocadas como flores frescos ou flores cortadas.

Dicas e cuidados sobre a Estátice ou Limonium sinuatum

Deve ser cultivada o pleno sol, preferencialmente em solos arenosos e bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e regados regularmente, sem encharcar. Uma vez bem estabelecida, tolera curtos períodos de seca. Você aprecia o clima quente e ensolarado do litoral além de não se preocupar com a salinidade do solo dessas regiões. Não resistente ao gelo Durante o período de floração, é interessante diluir com água e adicionar fertilizantes ricos em fósforo e potássio para irrigação. Statice tem uma única flor longa, então não há necessidade de remover as flores para que ela floresça novamente. Facilmente propagado por sementes. 

As sementes são postas para germinar, cobertas e postas em uma mistura de areia e solo vegetal para mantê-las úmidas. A época ideal para o plantio é a primavera após a última geada ou o outono se houver estufa. Eles germinam em 7-14 dias. A escuridão suporta a germinação. Transplante quando a muda possuir duas folhas verdadeiras. Plante no jardim apenas na primavera, quando já estiver sem gelo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem