O guia completo para cuidar, plantar e cultivar íris japonesas

O-guia-completo-para-cuidar-plantar-e-cultivar-íris-japonesas
 

Ficha Técnica

Nome científico: Iris japonica
Sinonímia: Iris chinensis, Iris fimbriata, Evansia chinensis, Evansia fimbriata, Evansia japonica, Moraea fimbriata, Xiphion fimbriatum
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Iris Japonesa

A Íris-japonesa é uma planta que pode ser usada para fins ornamentais, tanto do seu folhagem quanto de suas flores. Originária da China e Japão, ela é adaptável a climas amenos e subtropicais como o sabedore e sudeste do Brasil. Suas longas folhas verde-escuras brilhosas se originam a partir dos espessos rizomas aromáticos enterrados no solo. 

A primavera traz belíssimas floradas desta planta, que aparecem em hastes ramificadas acima da folhagem: existem variedades de flores brancas, azuis ou roxas cujas pétalas e sépalas tem desenhos em azul e amarelo ouro. Uma íris-japonesa adicionará beleza composições paisagisticora jardim.

A Íris-japonesa (Iris japonica) é uma opção ideal para adicionar cor e vida a paisagens em jardins. Esta planta perene oferece um intenso florescimento e se adapta bem a baixa manutenção. De fácil encontro, a Íris-japonesa também é vendida com facilidade em floriculturas ou supermercados. 

Dicas e cuidados sobre a Iris Japonesa

Ao plantá-la, tome cuidado para não enterrar o rizoma completamente, pois ele precisa ficar exposto à luz do sol. Na medicina tradicional chinesa, o rizoma é usado para tratar ferimentos e doenças como bronquite, reumatismo e outras doenças internas - sendo a decocção da planta uma forma de consumir a curativa íris-japonesa.

A Íris-Japonesa é uma planta adequada para jardins e paisagismo, mas exige certas condições prévias para prosperar. Prefere sol pleno ou meia sombra, em solo fértil e bem drenado de pH neutro. É preferível adicionar matéria orgânica ao solo antes do plantio e garantir regas frequentes. 

Não gosta especialmente de invernos muito frios e não aguenta encharcamentos por longos períodos de tempo. Se o seu jardim receber demasiadas chuvas aconselhe-se a construir canteiros elevados no caso de ter baixios com problemas na drenagem. Fertilize no final do inverno com abono concentrado, e mantenha manutenções regulares durante os meses da primavera e verão. O processo de multiplicação da Íris Japonesa passa por mergulho das touceiras já enraizadas nos rizomas.

Planta medicinal

Indicações: Bronquite, reumatismo, ferimentos.
Propriedades medicinais: Desconhecidas
Partes utilizadas: Rizoma

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas. Não utilize como medicinal sem a devida orientação médica.

Fonte das imagens usadas:

Dhgate

Toca do Verde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem