Como cultivar a planta paisagística Íris-da-praia Neomarica candida

Como-cultivar-a-planta-paisagistica-Iris-da-praia-Neomarica-candida
 

Ficha Técnica

Nome científico: Neomarica candida
Sinonímia: Marica candida, Trimezia candida
Nomes populares: Íris-caminhante, Planta-dos-apóstolos, Doze-apóstolos, Falsa-íris, Lírio-roxo-das-pedreiras, Lírio-roxo-das-pedras, Íris
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Íris-da-praia Neomarica candida

A Íris-da-praia, também conhecida como Neomarica candida, é uma planta rizomatosa e herbácea muito decorativa. São características da íris-da-praia folhas de cor verde-brilhante, dispostas em leque formando um aspecto cheio e entouceirado. Após o folhagem, durante a primavera e verão, surgem haste florais altas que desenvolvem suas delicadas flores branca com rajados de marrom na base e três pétalas azuis recurvadas também com raiados. 

A peculiaridade dessas flores causa em algumas pessoas a sensação de Íris serem orquídeas. Entretanto, as flores são efêmeros durando apenas um dia. Assim que caem das hastes estabelecendo raízes no solo surgem novas mudanças que fazem da Íris-da-praia também conhecida por "Íris caminhante".

É impossível não notar a íris-da-praia Neomarica candida quando seu canteiro começa a florir! Esta bela flor tem folhas brilhantes e textura cheia que mantém o jardim vibrante e encantador, mesmo quando as suas campânulas não estão em evidência. A íris-da-praia é uma excelente escolha para ser cultivada em maciços, bordaduras e também em vasos e jardineiras, preferencialmente sob meia sombra. Esta espécie de ervas é peculiar, pois rústica, exigindo mínima manutenção além de ser perene e ornamental.

Dicas e cuidados sobre a Íris-da-praia Neomarica candida

Íris-da-praia Neomarica candida é uma planta que precisa de sol pleno, meia sombra ou sombra clara, solo fértil e enriquecido com matéria orgânica para prosperar. Ela floresce melhor com algumas horas de luz solar direta diariamente. Também aprecia climas húmidos úmidos e tropicais e suporta temperaturas mais baixas e geadas. 

A íris-da-praia também tem resistência à salinidade e ventos litorâneos. O enterramento excessivo dos rizomas durante o plantio não é aconselhável pois pode prejudicar a produção das flores. Ela se reproduz através da divisão dos rizomas, das touceiras, separação das mudas no interior das hastes florais e por meio da sementeira.

Fonte das imagens usadas:

Flores e folhagens

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem