Como cultivar a Iuca-Gigante - Yucca Gigantea?

Como-cultivar-a-Iuca-Gigante-Yucca-Gigantea
 

Ficha Técnica

Nome científico: Yucca gigantea
Sinonímia: Yucca elephantipes, Yucca guatemalensis, Yucca lenneana, Yucca ghiesbreghtii, Yucca mooreana, Yucca roezlii, Yucca eleana, Yucca mazelii
Nomes populares: Iuca-elefante, Vela-da-pureza
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Yucca Gigante

A Iuca-gigante (Yucca gigantea) é um impressionante arbusto ou árvore, conhecido pela sua aparência escultural. Seu tronco tem formato simples ou múltiplo e com o tempo adoça seus contornos tornando a base dilatada. Suas folhas possuem a forma de uma roseta espiral acuminada, são longas, rígidas, verdes e brilhantes com bordos serrilhados e sem a presença de espinhos. Essa iuca tem folhas que não caem facilmente dando um aspecto de saia embaixo da copa. 

A inflorescência surge na época primaveril/veraniega por cima da folhagem sendo que as flores são cerosas, brancas com formato de sino e necessitam da polinização feita por uma mariposa específica. Os frutos são pegajoso, carnudo e de cor morena, sendo que existe uma variedade variegada dessa planta onde as foils marginadas pelo intenso tom amarelado ou creme fazendo dela afirmar seus traços ornamentais no paisagismo.

A Yucca gigantea, ou Yucca Gigante, é uma ótima opção para paisagismo de prédios de dois andares ou mais altos. Requer grandes quantidades de espaço no terreno para se desenvolver totalmente e não parecer desproporcional com seu crescimento. Parece majestoso em jardins tropicais e contemporâneos, pois pode ser plantado sozinho ou em fileira. Os espécimes jovens são ótimas plantas de interior, adornando muito bem corredores, escritórios e até shopping centers quando colocados em vasos.

Dicas e cuidados sobre a Yucca Gigante

A Iuca-gigante Yucca gigantea é uma planta ornamental e decorativa usada em jardins paisagísticos. Seus característicos Izotes (flores), são o símbolo de El Salvador, e muito utilizados para arranjos florais por serem extremamente duráveis, coloridos e vistosos. Além disso, suas pétalas são comestíveis devido ao seu sabor levemente azedo, sendo usadas em inúmeras preparações culinárias.

A Iuca-gigante, também conhecida como Yucca gigantea, é adequada para jardins e paisagismo. Ela deve ser cultivada sob pleno sol em solo fértil, bem drenado e irrigado regularmente. Contudo, deve-se ter o cuidado evitando solos argilosos ou com problemas de drenagem, pois a excessiva umidade do solo pode causar o apodrecimento das raízes da planta. 

Após estabelecida, ela se torna resistente à estiagem e moderadamente tolerante às altas concentrações de sal presentes nas regiões litorâneas. A Iuca-Gigante aceita podas, desde que realizadas moderadamente. Se for cultivada em interiores, assegurar que receba boa claridade e vento para que possa crescer saudávelmente. Esta planta pode ser multiplicada por sementes, estacas ou divisão dos brotações basais.

Fonte das imagens usadas aqui:

Mercadolivre

Adobe Stock

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem