Flor-de-pagode ou Clerodendrum paniculatum

Flor-de-pagode–Clerodendrum-paniculatum
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clerodendrum paniculatum
Sinonímia: Clerodendrum paniculata, Caprifolium paniculatum, Cleianthus coccineus, Clerodendrum pyramidale, Clerodendrum diversifolium, Clerodendrum splendidum, Clerodendrum pyramidale, Volkameria angulata, Volkameria diversifolia
Família: 
Origem: Arquipélago Bismarck, , Sumatra, 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-pagode ou Clerodendrum paniculatum

Flor-de-pagode ou Clerodendrum paniculatum é um arbusto semi-lenhoso de floração vistosa, nativo da Asia tropical e da Oceania. Vários caules esparsos, eretos e pouco ramificados crescem diretamente de suas raizes, dando à planta uma aparência aberta e informal. As folhas são grandes, contrários, perenes, em forma de coração, inferiores lobuladas e as superiores inteiras. Em zonas de clima quente, floresce durante todo o ano, com maior intensidade no verão. Em climas subtropicais e temperados, começa a florescer no verão e dura até o final do outono. Embora muitas vezes referido como um grupo. 

Tem uma bela forma piramidal e eleva-se acima da folhagem, atingindo uma altura de 45 cm. Suas flores são tubulares, pentagonais, de coloração vermelho-alaranjada, com estames longos. Existe uma variedade de flores amarelo-limão, C. paniculatum ' Alba '. São muito atraentes para borboletas e beija-flores, que são polinizadores. Esta espécie normalmente não produz sementes fora de seu habitat. Seu fruto é do tipo drupa, esférico.

A flor do pagode tem um forte apelo tropical devido às suas folhas grandes e aparência informal. No entanto, também combina muito bem com casas e hortos de estilo oriental. É indicado principalmente para áreas úmidas onde a drenagem é um problema devido à humidade constante do solo. 

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-pagode ou Clerodendrum paniculatum

Assim, podemos utilizá-la sozinha, como destaque, com outras espécies ou em grupos, formando arbustos e fileiras, ao longo de muros, em espaços abertos ou sob as copas das árvores. Com o tempo as folhas inferiores tendem a amarelar, ficando com um aspecto feio, por isso é interessante combiná-la com outra planta que sirva de bordadura. Deve ser cultivada o pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido húmido. 

Não é tolerante à seca. Em áreas de clima temperado, a flor do pagode sofre muito no inverno e é melhor protegida. Invernos rigorosos e contínuos levam ao enfraquecimento e enfraquecimento das plantas. Apesar de bastante rústica, não é uma planta de vida muito longa e pode ser necessária a sua substituição após alguns anos. Podar com moderação e fertilizar a cada duas semanas durante a estação de crescimento e floração. Propagado por estacas semilignificadas ou enraizadas, enraizadas na primavera, e mais facilmente - dividindo os brotos que aparecem ao redor da planta mãe.

Atenção

Esta espécie se propaga facilmente por brotações que surgem diretamente de suas raízes. Assim pode ser difícil controlá-la em algumas situações. Em espaços pequenos, pode ser interessante contê-la, delimitando bem seu canteiro.

Fonte das Imagens utilizadas nesta postagem:

Dreamstime

Vem ver plantas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem