Flor-de-outubro ou Hatiora rosea

Flor-de-outubro ou Hatiora rosea
 

Ficha Técnica

Nome científico: Hatiora rosea
Sinonímia: Rhipsalidopsis rosea, Rhipsalis rosea
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-outubro ou Hatiora rosea

A Flor-de-outubro ou Hatiora rosea é uma planta herbácea, epifitismo e florífera da família dos cactos nativa do sul do Pau-Brasil. Possui suculentas, cilíndricas a achatadas, verde-escuras, muitas vezes arredondadas e com bordas avermelhadas com pequenos acúleos. A princípio crescem verticalmente e quando atingem certo comprimento e peso. Eles se tornarão arcos e ficarão pendurados. Assim, plantas mais velhos podem ter efeitos em cascata interessantes. 

As flores aparecem na primavera, mais precisamente em outubro no hemisfério sul. Eles são muito bonitos e grandes, em forma de estrela e são axilares ou terminais. A espécie comum tem flores rosa. Mas existem variedades com flores vermelhas. Hatiora rosea é uma das cultivares Hatiora × graeseri conhecidas mundialmente e comercializadas sob o nome de Easter Cactaceae.

Plante em vasos, floreiras e cestos suspensos, para potencializar o efeito suspenso. Ideal para enfeitar varandas, jardins, terraços, salas, escritórios, entre outros, em zonas protegidas da luz solar direta mas bem iluminadas. Prossiga a última tendência A flor de outubro é, portanto, uma alternativa para vasos inusitados (de cabeça para baixo) e para jardins verticais. No horto, plante-os sob os eixos das folhas das árvores com casca grossa e áspera. Há um diadema verde durante todo o ano. Adicione musgo esfagno às raízes e fixando-o com firmeza e cuidado com materiais naturais como a ráfia. Sisal ou corda de algodao.

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-outubro ou Hatiora rosea

Deve ser cultivada em meia-sombra ou com luz difusa abundante, em substrato adequado para epifitismos, ou seja, leve, arejado, impecavelmente drenado e com boa capacidade de reter umidade. Misturas adequadas para orquídeas mais um pouco de areia e solo são boas para o cultivo. Não tolera transbordamento, apodrece rapidamente. Consequentemente, evite usar o prato embaixo do vaso mas regue regularmente. Adubar no final do inverno com adubo químico ou orgânico adequado para floração, como NPK 04.14.08, ou farinha de ossos e esterco. 

Continue a fertilizar até meados do outono. Gosta de clima subtropical Propaga-se por estacas de produtos enraizados em substrato úmido. Separe o material após a floração sem danificá-lo, torça-o na base para soltá-lo. Tal como acontece com outros cactos, deixe as juntas enrijecer em local fresco e sombreado por 24 horas antes do plantio. Plante de 3 a 7 itens por vaso para uma aparência mais completa.

Fonte das imagens utilizadas nesta postagem:

Flores e Frases

Donozen

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem