Flor de santo antonio ou Cuphea ignea Chispa: como cultivar

Flor-de-santo-antonio ou Cuphea ignea Chispa, Cigarro-aceso, Cúfea, Santantoninho

Ficha Técnica

Nome científico: Cuphea ignea
Nomes populares: Chispa, Cigarro-aceso, Cúfea, Santantoninho
Família: 
Categoria: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-santo-antonio ou Cuphea ignea

Flor-de-santo-antonio ou Cuphea ignea é uma planta herbácea com flor. Bastante compacto e bonito, com altura de 25 a 30 cm. Seus caules tenros são avermelhados e ramificados, com pequenas folhas verde-escuras contrários, elípticas a lanceoladas. As flores são solitárias nas axilas das folhas. Copo em forma de duto, vermelho a laranja ponta escura e ponta branca, como um bastão de luz. Esta flor quando destacada e vista de cabeça para baixo. Assemelha-se à imagem de santo Antonio, que lhe deu o nome popular. Existem muitos outros tipos de flores brancas. A floração ocorre nos meses mais quentes. e pode florescer o ano todo em regiões tropicais e equatoriais.

Presta-se a formar blocos e bordaduras, e às vezes a cobrir. Também pode ser plantada em sombra parcial entre buracos de pedra e ao longo de paredes. As flores de santo Antonio são plantas muito resistentes que requererem cuidados mínimos, apenas uma pitada para favorecer o endurecimento e a fertilização em climas quentes. Também pode ser plantada em vasos e floreiras. Rica em néctar, esta planta é excelente para atrair beija-flores e borboletas.

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-santo-antonio ou Cuphea ignea

Deve ser cultivada o pleno sol, em substrato fértil, enriquecido com matéria orgânica e regada regularmente. Tolerante à sombra parcial. Mas, eventualmente, ele se tornará mais compacto e florescerá menos. Não tolera frio intenso, mas pode ser cultivada como anual em países de clima temperado, devido ao seu rápido crescimento. Propagado por sementes e estacas.

Fonte das imagens utilizadas aqui no post:

Folha Go

Flores e Folhagens

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem