Flor-de-coral ou Jatropha multifida Bálsamo, Flor-coral, Planta-coral

Flor-de-coral-Jatropha-multifida-Bálsamo-Flor-coral-Planta-coral
 

Ficha Técnica

Nome científico: Jatropha multifida
Sinonímia: Adenoropium multifidum
Nomes populares: Bálsamo, Flor-coral, Planta-coral
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-coral ou Jatropha multifida Bálsamo

A Flor-de-coral ou Jatropha multifida Bálsamo são suculentas com brácteas e flores. As hastes são marcadas por pecíolos caídos. Os ramos contêm látex transparente. e geralmente não mais do que três metros de altura. Em forma de ramo de papaia. As folhas são particularmente distintas, sendo grandes, palmadas, com lóbulos profundamente picados, margens serrilhadas e verde escuro. 

As inflorescências aparecem durante todo o ano. elevando-se acima das folhas em um longo tronco que parece um coral. A cor das inflorescências é vermelha, no centro há pequenas flores de cor amarela. Os frutos subsequentes são quadrados quando maduros, de cor amarela. São cerca de 3 sementes.

No horto, flores de corais se destacam na paisagem tropical. folhas de formato único e flores brilhantes. Consequentemente, é ideal para semear em vasos e floreiras, bem como para enfeitar varandas ensolaradas, loggias e jardins. Também é adequado para hortos de pedra. cactos e outras suculentas para dar a sensação de um horto deserto.

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-coral ou Jatropha multifida Bálsamo

Deve ser cultivada a meia sombra, ou preferencialmente o pleno sol, em solo fértil, bem permeável, enriquecido com matéria orgânica e regado em intervalos regulares. Adora clima quente, mas tem medo de humidade excessiva. Uma vez estabelecido, é bastante tolerante à seca. No inverno, a rega deve ser diminuída para evitar a deterioração das raízes. Nesse período é normal que a planta perca as folhas. A salinidade costeira não é suportada. Propagam-se por estacas enraizadas e sementes na primavera.

Planta medicinal

Indicações: Feridas, Escoriações
Propriedades medicinais: Cicatrizante, Emoliente, Fungicida
Partes utilizadas: Extrato das folhas

Atenção

Planta tóxica, manter fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. As sementes e outras partes da planta contém alcalóides, glicosídeos e toxialbuminas, que provocam dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia quando ingeridas em grande quantidade. A seiva pode manchar a roupa, tome cuidado ao podar a planta. Se bem adaptada pode se tornar invasiva.

Fonte das Imagens utilizadas na postagem:

Uma flor por dia

Meu eterno ceu

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem