Flor-de-cetim ou Clarkia amoena Clárquia, Flor-de-setim, Godetia

Flor-de-cetim-Clarkia-amoena-Clárquia-Flor-de-setim-Godetia
 

Ficha Técnica

Nome científico: Clarkia amoena
Nomes populares: Clárquia, Flor-de-setim, Godetia
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-cetim ou Clarkia amoena Clárquia

A Flor-de-cetim ou Clarkia amoena Clárquia são plantas com flores com uma textura herbácea. Nativa das colinas e montanhas costeiros do oeste da américa do Norte. Possui caules eretos ou rastejantes, cuja altura pode atingir de 40 a 100 cm, dependendo da variedade. As folhas são simples, alternas, lanceoladas a lineares. borda ligeiramente irregular. 

Floresce no verão com flores isoladas ou em pequenos cachos. A flor é grande, vistosa, hermafrodita, com quatro pétalas de textura acetinada e cores vivas. As cores podem ser lisas, em tons e misturas de cor-de-rosa, branco, vermelho ou roxo, dependendo da cultivar. As flores fecham à noite e reabrem pela manhã. A baga seca é quebrada em cápsulas contendo muitas sementes. Existem também variedades terry e anãos.

Com sua aparência delicada, feminina, mas rica, a flor de cetim é uma opção deslumbrante para criar massas densas e bordaduras no horto. Apesar de ser popular nos Estados Unidos, ainda é bastante raro no Brasil. Também pode ser cultivada em vasos e floreiras, ornando varandas e terraços.

Dicas e cuidados sobre a Flor-de-cetim ou Clarkia amoena Clárquia

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, bem permeável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Adapta-se ao litoral e prefere climas mais quentes, como as regiões subtropicais ou mediterrânicos. 

Atura salinidade, curtos períodos de seca e solos ligeiramente alcalinos. Para florescer abundantemente, além de receber boa adubação, a flor de cetim deve ser plantada em cachos, com pouco espaço entre as plantas. Facilmente propagado por sementes germinadas no outono, inverno e início da primavera.

Fonte das imagens utilizadas na postagem:

Garden Cultura

Guia das Suculentas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem