Filodendro-folha-de-prata ou Philodendron sodiroi

Filodendro-folha-de-prata-Philodendron-sodiroi
 

Ficha Técnica

Nome científico: Philodendron sodiroi
Família: 
Categoria: 

Dicas e cuidados sobre a Filodendro-folha-de-prata ou Philodendron sodiroi

O filodendro de folhas prateadas é uma trepadeira herbácea e perene que se distingue pela sua folhagem ornamental. Na américa do Sul, é nativa do Pau-Brasil, Trinidad e Tobago, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela, onde cresce sob a copa das árvores da floresta equatorial. Apresenta um caule ascendente parcialmente coberto por catafilos aderentes das folhas já desenvolvidas e raizes aéreas presas ao caule de árvores e outras estruturas. Ao medida que a planta se agarra a um suporte e cresce, suas folhas crescem gradualmente.

As folhas são verdes, coriáceas, brilhantes, grandes (12-20 cm de comprimento), cordadas, com manchas prateadas no topo dando a cada folha um padrão único. Possuem nervuras verdes proeminentes e são menos onduladas, criando um contraste interessante com as manchas. A face inferior das folhas é verde claro com veios avermelhados. 

Cada folha tem um pecíolo rosa longo, vertical e irregular, que é membranoso quando jovem. e torna-se mais enrugado, plano e sem asas com a idade. Suas inflorescências são ocasionais, do tipo espádice, com listras brancas o roxos surgindo em hastes curtas e escondidas sob a folhagem. Debates entre botânicos e amadores levaram à conclusão de que Philodendron sodiroi é uma variante de P. ornatum, pois são plantas extremamente semelhantes que diferem apenas nas manchas foliares de P. sodiroi.

No jardim, os filodendros prateados podem ser colocados em estandes semi-sombreados, de preferência abrigados sob a copa das árvores, onde podem escalar, para um efeito de floresta tropical. Porém, é mais comum o cultivo em vasos ou jardineiras, onde os diferentes padrões de folhagens podem ser apreciados de perto, decorando diversos ambientes da casa. Desta forma, podemos trazer este lindo filodendro para a varanda sala, jardim de inverno, escritório, etc. em um ambiente sempre protegido do sol. 

Ele é um dos favoritos do "Jardineiros urbanos" e ganhar popularidade devido às correntes selvagens urbanas. No entanto, ainda é raro em cultivo e crescimento lento a moderado, e comanda preços exorbitantes por esses motivos. Em geral, os filodendros de folha prateada são fáceis de cultivar e simples de manter, o que inclui a poda de folhas mortas e amareladas e a poeira acumulada nas folhas com um pano limpo e húmido ou um banho de água fria.

Dicas e cuidados sobre a Filodendro-folha-de-prata ou Philodendron sodiroi

Deve ser cultivada em meia-sombra ou luz filtrada e apreciava substratos adequados para antúrios, ou seja, bem leves, fibrosos, drenáveis ​​e com boa capacitância de retenção de humidade. Acima de tudo, evite expor a planta à luz solar direta nas horas mais quentes do dia, pois isso pode causar queimaduras irreversíveis nas folhas. 

O filodendro de folha de prata cresce melhor em temperaturas entre 16 e 27ºC e humidade acima de 60 %. Assim, em climas temperados ou subtropicais, é importante mover a planta para dentro de casa ou para molhar estufas durante o inverno. Em tempo seco, você pode usar recipientes com água, pode usar pedras para manter o vaso longe da água ou pode complementar a humidade do ambiente com um umidificador eléctrico.

Não deixe o substrato secar completamente entre as regas, deixe-o ficar úmido, mas não encharcar. Não tolera frio, geada e seca. Mobílie suporte adequado para o desenvolvimento das plantas, de preferência algo úmido para estimular o enraizamento. 

Deve ser adubada na primavera e no verão, com adubos líquidos com composição NPK adequada para a folhagem, ou ainda adubos de liberação lenta como basacote ou osmocote, seguindo sempre as recomendações do fabricante. Propagado por estacas de tronco Pode criar raizes durante todo o ano.

Fonte imagens:

Entretanto

Donozen

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem