Filodendro-brasil ou Philodendron hederaceum Filodendro

Filodendro-brasil-Philodendron-hederaceum-Filodendro
 

Ficha Técnica

Nome científico: Philodendron hederaceum
Sinonímia: Arum hederaceum, Pothos hederaceus, Philodendron speciosum, Philodendron scandens, Philodendron prieurianum, Philodendron micans, Philodendron cuspidatum, Philodendron microphyllum, Philodendron oxycardium, Philodendron oxyprorum, Philodendron hoffmannii, Philodendron acrocardium, Philodendron pittieri, Philodendron harlowii, Philodendron miduhoi
Nomes populares: Filodendro
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Filodendro-brasil ou Philodendron hederaceum Filodendro

O Filodendro-brasil ou Philodendron hederaceum é uma planta herbácea e tropical, cujas folhas de cores vivas contrastam entre si e criam uma aparência surpreendente. O nome "Brasil" dado à variedade refere-se à cor amarelo-esverdeada da bandeira brasileira. Suas folhas são ovais a em forma de coração, acuminadas, brilhantes, coriáceas, de cor verde escuro com um centro verde-limão. As folhas novas são mais em formato de coração, menores e com cores que evidenciam bem a safra. 

Assim como em outras espécies que introduzem variegação, com o amadurecimento da planta ocorre a inversão de cores e ela se torna totalmente verde escura, como um filodendro comum. No entanto, a maturação da planta é lenta e requer um clima tropical húmido. Ou seja, podemos desfrutar de sua beleza juvenil muito antes de atingir a idade adulta. Inflorescências axilares, únicas, em forma de espiga.

Este lindo filodendro é ideal para plantar em vasos ou cestos suspensos e vai enfeitar um interior bem iluminado. Também é plantada em canteiros e às vezes é usada como cobertura semi-sombreada. Para uma aparência ainda mais tropical e selvagem, plante algumas surdos-mudos de filodendros ao redor de uma árvore frondosa. Os galhos se prendem ao caule e depois se erguem e pendem até desvanecer o solo e brotarem novas raizes. 

É uma boa forma de plantá-la em vinha, pois, devido à sua forma escassa, não é capaz de cobrir pérgulas ou gazebos. Seu crescimento inicial é lento, mas a cada verão cresce e começa a crescer mais rápido e vigorosamente. Requer pouca manutenção, que consiste em conduzir os primeiros ramos e adubar a cada seis meses com um bom adubo orgânico. Um fertilizante foliar adequado para aplicação foliar a cada 2 semanas ajuda a manter as plantas saudáveis ​​e estimula o crescimento.

Dicas e cuidados sobre a Filodendro-brasil ou Philodendron hederaceum Filodendro

Deve ser cultivada à meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas frequentes. Quando cultivado com vinha, é interessante oferecer-lhe um suporte fixo e poroso para que possa foder bem e estabelecer-se. Idealmente, toras naturais (vivas ou mortas), paredes inacabadas (somente reboco áspero), rochas porosas e irregulares ou outras superfícies, como substratos cobertos com fibra de coco. 

Ele adora calor e humidade tropicais, não tolera ventos fortes e geadas. Assim, em países de clima temperado, pode ser feito ao abrigo de estufas ou dentro de casa. Facilmente propagada por estacas em qualquer época do ano. As estacas podem ser enraizadas diretamente no material de plantio ou mesmo em uma tigela com água.

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas. Mantenha fora do alcance de crianças e animais domésticos. Utilize luvas em caso de podas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem