Figueira-lira ou Ficus lyrata Ficus-lira, Figueira-violino

Figueira-lira-Ficus-lyrata-Ficus-lira-Figueira-violino
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ficus lyrata
Sinonímia: Ficus pandurata
Nomes populares: Ficus-lira, Figueira-violino
Família: 
Origem: , Serra Leoa
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Figueira-lira ou Ficus lyrata Ficus-lira

A Figueira-lira ou Ficus lyrata Ficus-lira é uma arvore tropical perene nativa da Africa Ocidental e cultivada em todo o mundo por suas propriedades ornamentais. Seu uso como decoração de interiores, que vem ganhando popularidade recentemente, é extremamente eficaz. Em seu habitat, é comum começar a vida como uma planta epífita crescendo em cima de outras árvores, então com o tempo as plantas hospedeiras podem sufocar por falta de luz e as raízes podem morrer. Ao contrário de muitas outras espécies do mesmo gênero, não possui raízes aéreas. 

O caule geralmente se ramifica a partir da base ou em baixas altitudes. A coroa é arredondada e bem fechada e oferece muita sombra. Suas folhas são grandes, de cores alternadas, coriáceas, brilhantes, com nervuras bem marcadas, bordas onduladas e formato de lira - o instrumento musical -, que ganhou o nome científico de "lyrata". espécimes bem adaptados produzem figos pequenos, verdes e manchados de luz (inflorescências semelhantes a sincônios) que dificilmente contêm sementes fora de seu habitat, devido à falta de uma vespa polinizadora específica da espécie.

É amplamente utilizado no plantio de florestas urbanas. Embora as árvores Ficus não sejam adequadas para a criação de calçadas ou zoneamento devido ao seu tamanho maduro e raízes superficiais, elas não são adequadas para uso em calçadas ou zoneamento. que acabou arruinando a calçada. No entanto, desenvolve-se livremente e é ideal para parques, praças e grandes espaços onde pode proporcionar sombra fresca aos visitantes. A figueira-de-bengala também é considerada uma excelente arvore para absorver e prevenir a poluição sonora. 

Por isso, é interessante plantá-la em fileiras para isolar áreas ruidosos. No entanto, a última tendência é a sua utilização em interiores, sendo muito popular nos vasos de olaria vietnamita, que podem decorar salas, casas de banho, quartos, escritórios, halls, alpendres, varandas, etc. Nestes locais o seu crescimento compreende a ser mais lento, e a sua folhagem esparsa, mas muito decorativa. Para manter a árvore do tamanho certo para esses ambientes, apare a copa de vez em quando.

Dicas e cuidados sobre a Figueira-lira ou Ficus lyrata Ficus-lira

Deve ser cultivada de pleno sol a meia sombra, e mesmo dentro de casa prefere locais bem iluminados, como perto de janelas ensolaradas. O solo a ser cultivado deve ter boa capacitância de retenção de humidade, enriquecido com matéria orgânica, aerado e drenável. Regue regularmente, sem encharcar. Evite deixá-lo em ambientes com ar condicionado constante, pois o ar seco deixará seus lençóis com as bordas queimadas. 

Os vasos de plantas se beneficiam da pulverização foliar a cada duas semanas. Usualmente muito resistente o pragas e doenças, mas pode ser acometida por cochonilhas. As árvores colocadas diretamente no jardim precisam de rega adicional no primeiro ano de estabelecimento e durante os períodos de seca. Não resistente ao frio extremo ou ao frio extremo. Propagado por estacas e no ar.

Atenção

Planta tóxica. Mantenha fora do alcance de filhotes de animais e crianças pequenas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem