Figueira-de-jardim ou Ficus auriculata Figueira-vermelha

Figueira-de-jardim-Ficus-auriculata-Figueira-vermelha
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ficus auriculata
Nomes populares: Figueira-vermelha
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Figueira-de-jardim ou Ficus auriculata Figueira-vermelha

Nativa das florestas subtropicais úmidas do Sudeste Asiático. A figueira-da-índia é uma planta ornamental com folhagem perene ou semidecídua. De copa densa, arredondada e largo, possui caule curto e pequeno, de até 8 m de altura. Possui folhas variegadas, grandes, ovadas ou esféricas, de estrutura fina, pecíolos longos e nervuras bem marcadas. As folhas são vermelhas quando jovens e gradualmente ficam verdes.

Os frutos com pedúnculo são como os figos usuais, ocorrendo em inflorescências do tipo sincônio, só que maiores e mais firmes nesta espécie. Aparecem durante todo o ano nos ramos principais e no caule desde a base. A polpa interna da baga é gelatinosa e comestível, muito apreciada pelos asiáticos. Pode ser consumido cru ou cozido em uma variedade de pratos doces e salgados. Em alguns países também é cultivada como alimento para o gado na forma de folhas e frutos.

Dicas e cuidados sobre a Figueira-de-jardim ou Ficus auriculata Figueira-vermelha

Esta figueira de crescimento vigoroso é muito prolífica e bonita. Seja das folhas que se alastram amplamente e nos trópicos. ou de seus estranhos efeitos. É particularmente importante como uma única planta em gramados bem cuidados. A pequena figueira em vaso também pode ser utilizada na decoração de interiores, em cômodos amplos e luminosos, recebendo luz solar difusa ou direta.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia sombra, em solo profundo e fértil enriquecido com matéria orgânica. Reconhece regas regulares. Adapta-se a ampla gama de climas, sendo caducifólia em climas temperados e perene em climas tropicais. É bastante rústica, precisando de pouca manutenção, apenas topiaria se necessário e coleta de frutos caídos. Propagado por sementes, enxertia e enxertia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem