Ficus ou Ficus benjamina Fico, Fico-chorão, Figueira, Figueira-benjamim

Ficus-Ficus-benjamina-Fico-Fico-chorão-Figueira-Figueira-benjamim
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ficus benjamina
Nomes populares: Fico, Fico-chorão, Figueira, Figueira-benjamim
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Ficus ou Ficus benjamina Fico, Fico-chorão

Ficus é uma árvore muito popular usada principalmente para decoração de interiores. Com seu caule cinza, raizes aéreas e galhos caídos, cresce moderada ou rápidamente e atinge uma altura de 30 metros em condições naturais. Suas folhas são pequenas, brilhantes e persistentes, de cor verde ou matizadas de branco ou amarelo. 

Tem a forma de um oval pontiagudo e tem uma ligeira ondulação na borda. flores brancas discretas não têm valor decorativo. As pequenas bagas vermelhas são decorativas e atraem pássaros. As raízes agressivas e superficiais chamam a atenção e muitas vezes quebrar vasos e calçadas.

Ficus é uma bela arvore amplamente utilizada no paisagismo. O plantio avulso desta figueira é recomendado em grandes jardins e fazendas onde se destaca o aspecto escultural do caule Em vaso, também pode ser cultivada como árvore ou arbusto. As suas hastes flexíveis permitem tricotá-la quando jovem, conferindo-lhe um encanto muito especial. Também adquire uma forma lindamente arredondada e compacta, muito popular em trabalhos decorativos. Sua aparência também a torna ideal para a arte bonsai.

No entanto, infelizmente, devido à sua popularidade O ficus é, portanto, enxertado em locais inapropriados, como calçadas, estradas e próximo a muros e prédios. Com o desenvolvimento da arvore, as raízes agressivas acabam ocasionando sérios danos às estruturas e tubulações subterrâneas, tanto que várias cidades já proíbem seu plantio. Há pouco cuidado ao podar ficus. Sua seiva é nociva e pode causar irritação na pele e reações alérgicas.

Dicas e cuidados sobre a Ficus ou Ficus benjamina Fico, Fico-chorão

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenante, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. É bastante rústica, mas se plantada dentro de casa (casas, escritórios) em vasos, não gosta de mudanças de local, correntes frios, água estagnada e ar condicionado. Quando estressado por esses fatores Suas folhas geralmente ficam amarelos e tombam. Mas depois que o problema foi solucionado. 

Pode crescer novamente. Os vasos de plantas devem ser fertilizados mensalmente na primavera e no verão e transplantados para um vaso maior uma vez por ano. Propagado por estacas lenhosas e sementes.

Atenção

Não deve ser cultivada em calçadas, próximo à construções ou tubulações enterradas, pois possui raízes agressivas. Sua seiva é tóxica e deve ser podada com as mãos enluvadas. Em muitas cidades seu plantio é proibido, antes de plantar verifique o plano de arborização do seu município.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem