Figueira ou Ficus carica Figo, Figueira-comum, Figueira-da-europa, Figueira-de-baco, Figueira-de-portugal, Figueira-do-reino

Figueira ou Ficus carica Figo, Figueira-comum, Figueira-da-europa, Figueira-de-baco, Figueira-de-portugal, Figueira-do-reino
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ficus carica
Nomes populares: Figo, Figueira-comum, Figueira-da-europa, Figueira-de-baco, Figueira-de-portugal, Figueira-do-reino
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Figueira ou Ficus carica Figo

A figueira é uma arvore frutífera monóica e decídua nativa do Oriente Médio. Sabe-se que o figo, fruto da figueira, é utilizado pelo homem desde a velhice da pedra. A figueira também foi uma primeiras plantas. As figueiras de pequeno a médio porte podem crescer de 6 a 10 metros de altura, mas geralmente não ultrapassam os 8 metros. A planta é bem ramificada, com ramos quebradiços e seiva leitosa. Suas folhas são verdes, caducifólias no inverno, papeladas, com nervuras bem marcadas e profundamente lobuladas, de três a cinco lóbulos. As flores da figueira não são visíveis porque estão dentro da figueira, que é uma infrutescência e não um fruto. O sicônio é um tipo de pseudofruto que inclui os figos. 

O pequeno orifício na base da figueira provê uma passagem estreita para os polinizadores. As flores são polinizadas pela convivência com uma vespa do figo. Em troca de polinização Os figos proveem alimento e abrigo para as vespas em todos os estágios de seu complexo relacionamento. As sementes são formadas durante a polinização. As plantas masculinos produzem figos não comestíveis chamados caprifigos. A grande maioria das variedades cultivadas no Brasil não requer polinização, assim como as plantas masculinos, para produzir figos comestíveis. Os figos podem ser verdes, pretos, roxos, amarelos, vermelhos, marrons e esbranquiçados, dependendo da variedade.

As figueiras são fáceis de cultivar no horto doméstico. Oferecemos uma grande variedade de figos que podem ser consumidos maduros, selvagens ou crus e cozidos de várias maneiras. Os figos verdes são indicados para compotas, confeitaria em calda, fígados, figos secos tipo rami, figos cristalizados, licores, etc. As amoras são tomadas cruas ou cozidos em pratos doces ou salgados, como saladas, torrados ​​e sobremesas refrescantes. 

Com um bom planejamento, dá para aproveitar as delícias do figo o ano todo. Além de figos figueiras maduros também fornecem sombra agradável no rancho em um grande jardim e estacionar. Assim como outras árvores do gênero Ficus, a figueira comum tem raizes agressivas em espécimes adultos. Portanto, não é recomendado plantar próximo a prédios tubulações enterradas e áreas pavimentadas. Figos maduros também atraem pássaros.

A poda é uma parte importante do cuidado e treinamento da figueira. A poda formativa começa no primeiro ano após o plantio assim que a planta atinge 50 cm de altura. Podas subsequentes a cada ano aprontam a copa da arvore para ser baixa, arejada e amplamente espaçada. Para uma boa produção e uma colheita mais fácil, além de prevenir a planta de uma série de doenças e pragas, recomenda-se também a poda anual da planta adulta. 

Dicas e cuidados sobre a Figueira ou Ficus carica Figo

Esta poda é dura e visa remover os ramos do ano anterior, bem como os ramos secos, fracos e doentes. A poda anual deve ser feita no final do inverno, antes que a planta brote. A aparência final da planta podada deve ser sem folhas. Após a circuncisão, é importante aplicar uma pasta cicatrizante ou pasta bordalesa nas feridas.

Deve ser cultivada o pleno sol, em solo bem drenado, profundo, enriquecido com matéria orgânica, devendo ser regada após a semeadura e períodos de estiagem. A figueira pode crescer bem mesmo em solo pobre e é tolerante à seca, mas com um rendimento menor de figos. Possui clima mediterrâneo e subtropical, mas possui excelente adaptação climática, podendo ser cultivada de norte a sul do Pau-Brasil. 

É interessante que passe por um período de dormência anual, seja no inverno frio ou seco. (Regas constantes em clima quente inibem a dormência, o que reduz o rendimento das plantas). Não resistente ao gelo Mas vai crescer na primavera. A fertilização anual e uma cobertura de solo verde ou morto são importantes para prevenir doenças e aumentar a produção. Propagar por sementes apenas para propagação. A reprodução é geralmente realizada por camadas de ar e estacas. A época ideal para estacas é o final do inverno, quando da poda.

Planta medicinal

Indicações: Aftas, Inflamações da boca, Gengivites, Inflamações da Garganta, Calos, Caspa, Dermatite Seborréica, Ferimentos, Doenças Pulmonares, Constipação Intestinal, Abcessos, Escorbuto
Propriedades medicinais: Laxante, Expectorante, Calicida (Seiva), Antibiótico, Antiinflamatório
Partes utilizadas: Frutos, Folhas, Seiva

Atenção

A figueira possui látex que pode provocar graves queimaduras na pele. Ao manusear frutos, ramos ou folhas, principalmente durante as podas ou colheita deve-se utilizar equipamento de proteção, como luvas e mangas longas. Os frutos verdes devem ser cozidos antes do consumo. Os frutos maduros podem ser consumidos in natura, desprezando-se as partes verdes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem