Características e Benefícios das Plantas Acácia Pompom

Características-e-Benefícios-das-Plantas-Acácia-Pompom
 A árvore Acacia pompom (Vachellia seyal), originária da África, é altura entre 6-10 metros e muito ornamental. Ela pertence à família Fabaceae, sendo ideal para o jardim devido sua característica de ser uma planta perene.

A Acácia Pompom está se tornando cada vez mais popular como um adicional encantador a qualquer jardim. Esta planta tem troncos vermelho-dourados intensos ou verdes, com diâmetro de 20-60 cm e seus ramos geralmente se entrelaçam. Fique atento pois algumas espécies da acacia podem ter espinhos!

A Acácia pompom é uma planta de jardim encontrada no Rio de Janeiro, muito utilizada em projetos paisagísticos. Ela tem folhas bipinadas em formato elíptico, com um tom verde acinzentado. Suas flores surgem na primavera e são amarelas, perfumadas e formam um pompon. 

O fruto é uma vagem achatada que contém sementes elípticas. Esta beleza pode ser Usada como planta isolada ou formando conjuntos na grama, como os encontrados em praças e calçadas. A única diferença entre elas é a versão sem espinhos usada para composições mais sofisticadas.

Cuidados com Acácia pompom

A Acacia Pompom é uma planta tropical e temperada desenvolvida principalmente para paisagismo. Ela resiste a climas tropicais úmidos, subtropicais ou mediterrâneos, mas não tolera frio intenso nem geadas. A Acacia Pompom não necessita de cuidados especiais com relação ao tipo de solo, mas ela se dará melhor em solos argilosos pesados que tenham sido enriquecidos com matéria orgânica. 

Durante o primeiro ano de implantação é importante manter a rega constante, porém depois disso ela torna-se bastante resistente tanto a períodos prolongados de estiagem quanto à encharcamento. O tom avermelhado no tronco e nos ramos, assim como suas rugas fazem parecer que eles são cobertos por uma camada de ferrugem.

Beneficios

A Acacia Pompom é uma planta ideal para se colocar no jardim. Ela tem propriedades medicinais, sendo a casca, as folhas e a goma utilizadas para tratar resfriados, diarréia, hemorragias, icterícia, dores de cabeça e queimaduras. No entanto, todas estas informações disponíveis aqui devem ser apenas consideradas como adicionais e não substituem o aconselhamento profissional.

Sobre a Acacia

A Acácia Pompom é uma planta muito útil e versátil para jardins. A madeira dessa planta é usada para produzir fumaça perfumada, que é usada como fumigante contra insetos e piolhos. Os extratos metanólicos da casca são aplicados às lagoas por seu algicida. Da mesma forma, dessa planta também se extrai a goma arábica, uma resina que é frequentemente usada como espessante e estabilizante na manufatura de colas e tintas de escrever.

Propagação

A Acácia Pompom é uma planta que é comumente usada para decorar jardins. Esta espécie se multiplica através de semeadura, estacas ou alporques. As sementes desta planta apresentam um revestimento duro, que necessita ser ligeiramente escarificado para permitir a entrada de água. É aconselhável pré-embeber as sementes em água morna por 24 horas antes do planting, no entanto, a taxa de germinação da Acacia Pompom é baixa, normalmente não ultrapassando os 30%.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem