Cuidados da planta Iuca-mansa (Yucca filamentosa)

Cuidados-da-planta-Iuca-mansa-Yucca-filamentosa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Yucca filamentosa
Nomes populares: Agulha-de-adão, Iuca
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Yucca filamentosa

Iuca-mansa (Yucca filamentosa) é uma planta arbustiva muito usada em jardins devido à sua beleza exuberante e rusticidade. As folhas são longas, verde-azuladas, com margens brancas curvilíneas, e cristalizam no centro da planta na forma de uma roseta. A cultivar variegada de iuca-mansa é igualmente deslumbrante: as suas folhas variam entre tons de creme e amarelo; "Bright Edge", "Golden Sword" e "Ivory Tower" são algumas das variedades mais populares!

A Iuca-mansa Yucca filamentosa é uma planta comum em jardins. Sua altura excede a de 3,5 metros e é caracterizada pelas flores pendulares na espiga, que podem ser brancas, creme-brancas ou esfumaçadas, perfumadas no período noturno. O florescimento ocorre durante o verão com as plantas mais velhas que recebem luz solar direta. A mariposa ‘Tegeticula maculata’ poliniza as flores e consequentemente formam frutos cápsulas com sementes negras e brilhantes. Quando a floração acontece, a planta morre transformando-se em plântulas na base.

A Iuca-mansa (Yucca filamentosa) é uma planta rústica e resistente, que se adapta facilmente a diversas condições climáticas, sendo capaz de tolerar secura, calor intenso e até mesmo geadas. Ela também é resistente a animais domésticos como cães e gatos. Estas características a tornam um excelente escolha para pequenos jardins ou bordaduras, e sua estética combina perfeitamente em ambientes áridos ou de pedra. Além disso, pode ser cultivada em vasos ou jardineiras para encher de beleza terraços, pátios ou qualquer outro espaço interno bem ventilado.

Dicas e cuidados sobre a Yucca filamentosa

A Iuca-mansa (Yucca filamentosa) é uma planta que tem muitos usos. Seu nome significa 'peludo' devido às fibras curtas e grossas alongando as folhas. Ela é conhecida por sua resistência ao calor do sol, tornando-se uma excelente escolha para jardins quentes e secos. Os índios norte-americanos usam as fibras das folhas da iuca-mansa medicinalmente, no artesanato e também para fabricar sabonetes e xampus com o extrato das raízes. As flores podem ser consumidas em saladas ou cozidas; seu sabor lembra endívias.

A Iuca-mansa Yucca filamentosa é uma planta ideal para jardins e terraços, pois necessita somente de sol pleno ou meia sombra em solo arenoso ou rochoso, sendo resistente a secas. Porém, não aceita solos mal drenados ou cheios de água. A planta tem um crescimento lento, mas a haste floral cresce rapidamente. Esta espécie pode se multiplicar através da estaca de raízes, separando as mudas formadas em torno da planta mãe e também por sementes, que é mais raro.

Fonte das imagens usadas aqui:

Flores e folhagens

H17 Plantas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem