Veja O que é estaquia de ponteiro

 Pergunta: O que é estaquia de ponteiro? – Tarcisio Santos Gambardella

Resposta: Oi Tarcísio, corte de ponta é um tipo de corte. Estacas são um método de propagação de plantas, ou seja, em vez de usar sementes. (Este é um método de propagação sexual.) Usamos galhos, raízes ou folhas para criar novos indivíduos. Objetos criados a partir de estacas são sempre clones da planta-mãe.

A poda é uma forma de poda que utiliza apenas as pontas dos galhos para propagação. Essas pontas de ramos são geralmente jovens e macios, de textura herbácea, mesmo em plantas lenhosas, e contêm meristemas em pleno desenvolvimento ou com grande potencial de crescimento. cortes de ponteiro podem ser necessários em duas situações principais:

- primeiro - quando o ramo está ativo somente se houver brotos no topo ou ainda houver tecido gramíneo.

– a segunda é quando os surdos-mudos formadas são bonitas, homogêneas e utilizáveis ​​apenas em estacas pontiagudas, devido ao formato final da planta ou devido marcas de corte.

Estacas de ponteiro produzem plantas mais naturalmente do que estacas de segmentos de galhos anteriores. Eles também são menos propensos a ferir a planta-mãe que produz os surdos-mudos.

Estacas de flechas costumam ser úteis se você deseja propagar plantas doentios.

Outra situação torna as estacas de ponteiro interessantes, mas não essenciais. As marcas de poda da moita são geralmente estacas de flechas, e esse material pode ser utilizado para estacas, mesmo que esta não seja a única forma de propagação por semente.

Para fazer um corte de índice, corte um broto lateral da planta com cerca de 7 a 12 cm de comprimento. Este ramo não deve dar flores nem frutos. Retire as folhas da base da estaca e coloque-as em substrato próprio para a espécie ou mesmo em água. Retenha o substrato húmido e as estacas longe da luz solar direta. Dentro de algumas semanas você terá surdos-mudos impecavelmente enraizadas e prontas para o plantio.

Espionam que as estacas de ponteiro secar mais veloz do que as estacas de madeira dura ou meia madeira. Por isso, o meio ambiente requer atenção especial.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem