Fazer Estaquia da rosa-do-deserto passo a passo

 Após a poda Podemos aproveitar as estacas para produzir novas plantas com mesmas flores da planta mãe que deu origem às estacas. Esta é a propagação assexuada ou propagação assexuada, onde a parte removida da planta compreende a se regenerar. Mas é bom lembrar que adênios propagados por estaquia não formam cauda, ​​esse caule rechonchudo na base da planta porém, podemos trabalhar as raízes e a parte aérea da planta formando assim formas bem interessantes, e muitas vezes mesmo pseudocaudex ou cauda falsa. 

Além disso, também podemos realizar enxertos e uniões de estacas, gerando assim uma planta que fornecerá flores de diversas cores. Foi feito um enxerto (fenda), e assim que o enxerto "pegou", os galhos foram cortados e enraizados. Depois de enraizadas e postas em um vaso os surdos-mudos produzirão flores amarelas (enxertadas) e vermelhas (sem cortes). No entanto, temos várias opções de taxas.

Para enraizamento de estacas de adênio A melhor textura que encontrei foi areia de rio de granulação grossa. Despeje a areia em um copo de refrigerante. Em seguida, escolhe um galho de uma planta forte. Posicione o núcleo na areia e retenha a areia molhada. Possua em mente que o excesso de água ou encharcamento fará com que os galhos apodreçam. A falta de humidade pode abortar o enraizamento e logo essa estaca vai desidratar e morrer. Por isso, a areia deve estar sempre levemente úmida, o suficiente para não apodrecer a estaca e favorecer seu enraizamento. Se quiser manter o vidro fatiado por mais tempo, deve adicionar à areia composto orgânico ou vermicomposto (vermicomposto) na proporção de 3 partes de areia para 1 parte de composto ou húmus (vermicomposto).

O biofertilizante também pode ser usado para estacas. Os biofertilizantes contêm auxina que acelera o enraizamento. Mas esse uso é opcional. Ocorrência tenha interesse, saber como fazer biofertilizante em casa no artigo Como fazer biofertilizante com as próprias mãos.

O corte torna-se uma planta geneticamente análoga à planta-mãe, ou seja, um clone. É uma forma de preservar o material genético, por exemplo, uma planta com flores roxas, ou amarelo com listras rosa, etc. Além da beleza das flores e de um corte bem direcionado, você terá material para uma planta propagada por sementes (propagação sexuada) e para enxertar novas plantas com estacas (propagação assexuada). Em um novo artigo falo sobre enxertia.

Fazer Estaquia da rosa-do-deserto passo a passo

Abaixo, seguem os procedimentos demonstrados em uma sequência de 3 vídeos, para você ficar craque no assunto:



Bem, espero que gostem deste artigo e dos vídeos, e que tenham bons proveitos com ele. Afinal as adeniuns são plantas encantadoras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem