O Jardim, a Dengue e sua Prevenção

Jardim e a Dengue
 O verão chegou e com ele o número de casos de dengue está aumentando. O problema está tomando proporções epidêmicas e a cada ano que passa causa mais mortes.

Esta doença não discrimina ninguém. Sejam crianças, adultos e idosos, homens e meninas, ricos e pobres, que adoeceram com a picada do mosquito Aedes egípcio. Todos devem fazer a sua parte para proteger a sociedade. Os jardineiros e paisagistas em especial têm uma responsabilidade muito importante neste cenário. Quem ama plantas e cultiva uma horta em casa. Seja profissional ou amador. Certifique-se de que o horto esteja livre de mosquitos.

Hortos abandonados e mal cuidados são importantes criadouros e esconderijos. Tornou-se um terrível criadouro de mosquitos. E não adianta cuidar do horto hoje, deve ser um trabalho contínuo, diário, de vigilância e manutenção.

Para tomar as medidas adequadas, é necessário entender como funciona o ciclo de vida dos mosquitos. Estes são mosquitos urbanos. que são comuns em regiões tropicais e subtropicais que não resiste ao frio. Os machos só se alimentam de sangue e procuram poças estagnadas e limpas para depositar seus ovos. Os ovos são colocados nas paredes do recipiente e espera-se que eclodam à medida que o nível da água sobe. Eles crescem em completa metamorfose. Consequentemente, seu ciclo de vida é composto por 4 fases: ovo, lagarta, pupa e adulto.

Os machos de A. aegypti optam sangue humano a outros animais, e seus hábitos alimentares são diurnos, ao contrário de muitas outras espécies de mosquitos, que optam picar à noite. Além de transmitir a dengue, o A. aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela.

Algumas medidas para evitar a propagação de mosquitos no horto e nas plantas:

Remove e limpar as caixas d'água inúteis do horto, como pneus, tampas, garrafas, vasos e pratos velhos.

 Retenha seu horto limpo e lixeiras fechadas. Lixo e detritos atraem vermes, mosquitos e estragam a aparência de qualquer horto. Sempre retenha pratos, potes e garrafas de cabeça para baixo para que não acumular água. 

Evite usar vasilhas pequenas embaixo das plantas, pois além de serem criadouros de mosquitos, as vasilhas dificultam a drenagem perfeita do substrato e podem causar a deterioração das raizes das plantas. 

A rega deve ser realizada de acordo com as seguintes regras: quando o substrato estiver superficialmente seco. Temos que irrigar as plantas. (Algumas plantas são exceções, então verifique as características da espécie que você está cultivando). Os pratos só são úteis quando não regamos as plantas por longos períodos de tempo, como quando viajamos. 

Se ainda preferir pratos pequenos, adote uma das seguintes soluções: Retenha o prato cheio de areia (até a borda e não se esqueça de substituí-lo sempre que necessário ou adicione borra limpa ou a mistura de borra de café, feita com duas colheres de borra de café em meio cálice de água. 

O blend de borra de café é uma solução ideal para bromélias e outras plantas que precisam acumular-se água. Por pavor da dengue, nunca deixe as bromélias secas, pois elas logo enfraquecem e falecem. Usar a mistura de café para afastar os mosquitos. 

O café é natural e não contém os problemas que os venenos comerciais podem causar. A borra de café também pode facilmente invadir hortas ecológicas que utilizam fertilizantes orgânicos e pesticidas. Repelentes de plantas e usar o produto em outras plantas do horto, como citronela, nina ruangigo, gerânio, malva, mastrusa, artemísia, crisântemos, malmequeres. 

Um xarope feito com as folhas e flores dessas plantas e aplicado por spray em outras espécies pode ser um excelente repelente contra mosquitos e outras pragas de horto. Retenha sempre o comedouro do pet limpo e troque a água diariamente, pássaros e pets apreciam água fresca e acabam com larvas e ovos do mosquito. 

As piscinas precisam ser tratadas o ano todo, quer você as use ou não. Muitos bairros ricos com piscinas grandes e luxuosas, abandonados pelos proprietários durante a maior parte do ano, tornam-se criadouros de milhares de espécies diferentes de mosquitos. Lagos, espelhos d'água e fontes devem sempre ter pequenos peixes que se nutrem de larvas de mosquitos como patos, molinésias, blacktails ou besouros. 

Se os bastardos falecem, descubra o motivo e substitua-os o mais rápido possível. Na hora de criar seus arranjos florais, prefira a espuma floral ao invés de um vaso com água. A espuma não é ambiente propício para a proliferação de mosquitos e mantém o layout bonito por mais tempo. Evite que a espuma floral se molhe. 

Aproveite e marque já o seu horto. Não se esqueça-se de compartilhar suas dicas com seus amigos, vizinhos e parentes. Então todos podem conhecer a ferramenta de contramedidas da dengue. Efetue sua parte, isso é cidadania.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem