Chincherinchee-gigante ou Ornithogalum saundersiae Chincherinchee, Estrela-de-belém

Chincherinchee-gigante ou Ornithogalum saundersiae Chincherinchee, Estrela-de-belém
 

Ficha Técnica

Nome científico: Ornithogalum saundersiae
Sinonímia: Galtonia saundersiae, Ornithogalum excelsum
Nomes populares: Chincherinchee, Estrela-de-belém
Família: Hyacinthaceae
Origem: , Mpumalanga, Província de Natal, Suazilândia
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Chincherinchee-gigante ou Ornithogalum saundersiae

A Chincherinchee gigante é uma planta bulbosa, herbácea e florífera, originalmente encontrada em clareiras rochosas nos países da África do Sul, Suazilandia, província de Natal e Mpumalanga, nas regiões subtropicais do continente africano. Destaca-se pelas suas qualidades ornamentais, tanto em hortos como em arranjos florais, onde se presta como flor de corte. 

Do bulbo subterrâneo surge uma folhagem ereta em roseta, com folhas largos e lineares, com cerca de 60 centímetros de altura, lisa e de cor verde escuro e brilhante. Floresce no verão, produz hastes florais longas, com mais do que o dobro (até 1,5 metros) de altura da copa, inflorescências umbeladas, de formato esférico a plano. As flores são numerosas, brancas e delicadas, em forma de estrelinha, com um ovário preto ou verde contrastante. Eles se abrem gradualmente da borda para o centro da inflorescência e são atraentes para abelhas e borboletas.

Uma planta bulbosa para um efeito marcante em canteiros de jardim. Por ser ainda rara, a chincherinchee gigante traz um certo exotismo, ao mesmo tempo que lhe confere um ar elegante e campestre, típico das flores bulbosas com flores pequenas. Plante 20 ou mais em canteiros bem fertilizados sem encharcar para um efeito mais interessante. 

Dicas e cuidados sobre a Chincherinchee-gigante ou Ornithogalum saundersiae

Os bulbos podem ser cultivados em vasos e floreiras e mesclados com outras espécies. No outono entrará em um período de descanso e as folhas murcharão e cairão, então reinicie o ciclo da planta na primavera. Os bulbos podem ser deixados no solo ou retirados, limpos e armazenados para transplante. As inflorescências são muito duráveis ​​e podem formar lindos arranjos de flores e buquês.

Deve ser cultivada a meia-sombra, de preferência ao sol da manhã, em solo fértil e bem permeável, enriquecido com matéria orgânica, regado regularmente, sem exageros. Reduz gradualmente a rega no outono. que é o período de dormência da planta. No inverno, faça de irrigar ou regue o mínimo possível. para evitar que a vela de ignição secar. 

Fertilize no plantio com fertilizantes de liberação lenta e complemente durante o crescimento e a floração com fertilizantes líquidos. Plante os tubérculos com 3 a 5 cm de profundeza e cerca de 15 cm de distância para um desenvolvimento ideal. Com o tempo, a propagação bulbosa forma um arbusto denso, por isso é interessante separar as plantas, mudar de forma e replantar os canteiros a cada três a quatro anos. Propaga-se dividindo os tubérculos ao redor da planta-mãe e das sementes.

Atenção

Todas as partes da planta são consideradas tóxicas. Manter longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos, principalmente os herbívoros como coelhos, hamsters, ovelhas, etc. Os sintomas de intoxicação podem incluir cegueira temporária, alteração do ritmo cardíaco e até mesmo a morte quando consumido em grandes quantidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem