truques para fazer alporque em lichia

 Pergunta: Fiz alporques em um pé de Lichia (Litchi chinensis), só que ela floriu e está agora com frutas. As raízes do alporque já estão desenvolvidas, em ponto de desmame. Posso cortá-lo ou devo esperar o amadurecimento para retirada das frutas? Se eu cortar esse alporque prejudica as frutas que estão no ramo? – Roberto

Fazer Alporque em lichia

Caro Roberto, você pode seguir as seguintes regras: Na maioria das plantas Nos animais (e animais também) a função de crescimento compete com a função reprodutiva. Isso acontece porque ambas as funções exigem muita energia de fábrica. Consequentemente, a maioria das árvores frutíferas cresce em uma estação floresce e dá frutos em uma estação e muitas ficam dormentes na próxima.

Sempre há exceções onde as estações não são definidas dessa forma, principalmente em climas tropicais. Em alguns casos, as plantas podem não florescer ou dar frutos ao longo do ano. Assim, utilizam pouca energia para reprodução, dividindo-a em “parcelas” ao longo do ano.

No caso da lichia Se você deseja crescimento e reprodução ao mesmo tempo. O risco de errar é muito alto. No entanto, sugiro que você não mexa nas camadas por enquanto. Se você realmente quer o fruto no galho, deixe-o lá e espere pelo menos um mês após a queda completa do fruto ou colheita antes de retirar a camada aérea (ou até notar a planta retomando o crescimento vegetativo). A colheita antecipada pode acelerar o processo mas esperamos que você aproveite esta colheita. Uma dica geral: não tire estacas ou camadas de ramos floridos ou frutíferos e, se isso for imprescindível, retire todas as flores e frutos antes do plantio.

Fazer Alporque em lichia

Consequentemente, se você cortar o galho agora, a baga cairá ou murchará. Além disso, o risco de a camada que demandou trabalho e paciência, não se desenvolver será muito grande. Como resultado, você não terá nem (fruto) nem outro (muda).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem