Escila ou Ledebouria socialis Scila

Escila ou Ledebouria socialis Scila

Ficha Técnica

Nome científico: Ledebouria socialis
Sinonímia: Scilla violacea, Scilla socialis, Scilla pauciflora, Ledebouria violacea
Nomes populares: Scila
Família: 

Luminosidade: ,  

Dicas e cuidados sobre a Escila ou Ledebouria socialis Scila

Escila ou Ledebouria socialis é uma planta bulbosa e suculenta com brácteas e flores. Originalmente da província de Eastern Cape na África Austral, eles são muito populares entre os colecionadores de cactos e suculentas. Uma das características tão típicas desta espécie é o facto de desenvolver os seus bolbos no solo, o que não é muito comum nas plantas bulbosas. A lâmpada é pequena, em forma de gota, coberta por uma casca transparente. Suas folhas são lanceoladas, dispostas em roseta, de cor verde a prateada, que podem ser adornadas com manchas de oncinha ou listras de zebra, dependendo da variedade. A parte inferior das folhas, como os bulbos, é de uma bela cor roxa, mas as variedades ' Laxifolia ' e ' Paucifolia ' são apenas verdes.

Há também uma forma "Variegata", e as listras longitudinais variegadas fazem parte da túnica que cobre o bulbo. No inverno seco a planta costuma entrar em fase de repouso. Com a perda das folhas e inicia-se a formação das flores internas. No início da primavera, surgem delicadas inflorescências em racemos com flores em forma de sino de pêndulo, rosa com listras verdes, com sépalas fortemente circunflexos. Se durante o inverno o abastecimento de água se mantiver regular, a planta permanece em estado vegetativo e não perde as folhas, nem recebe estímulo para florescer na estação seguinte.

Planta rústica e curiosa, a scilla forma belas estruturas em cabaças e vestidos que podem ser combinados com esta espécie ou com outras suculentas. Devido à sua despretensão e resistência à seca, é adequado para jardineiros iniciantes e até para pessoas esquecidas e descuidadas que muitas vezes se esquecem de regar as plantas. Também aparece em hortos áridos e com pouca água. Só o aspecto exótico e selvagem das folhas de esquilo encanta quem se dispõe a olhá-las. Porém, a floração tão delicada e fascinante, é um capítulo à parte digna de um jardim místico inspirado em contos de fadas e duendes.

Dicas e cuidados sobre a Escila ou Ledebouria socialis Scila

Deve ser cultivada em sombra parcial, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e regado regularmente durante a estação de crescimento. Um substrato adequado para suculentas, enriquecido com solo arável é ideal. No inverno, reduz a rega até parar completamente. Somente após um período de descanso em solo seco a scilla poderá renovar sua folhagem e produzir flores. Por outro lado, se você não parar de regar a planta não perde folhas e dificilmente floresce. Esta espécie é tolerante à sombra Mas suas folhas são pequenas e menos desenvolvidas sob muita sombra. A infecção é acompanhada por folhas excessivamente longas e cabeças fracas. 

Fertilize na primavera e no verão. Propaga-se facilmente separando pequenos tubérculos. ocorrendo ao redor da planta mãe. A melhor época para separar os tubérculos é depois que eles florescer. Não enterro a cabeça de Silla. porque vai apodrecer. Plante-os livremente no solo com as raizes para baixo. Também não precisam ser retiradas do vaso durante o período de dormência, como costuma acontecer com outras plantas bulbosas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem