Escova-de-garrafa ou Callistemon spp Calistemo, Lava-garrafas

Ficha Técnica

Nome científico: Callistemon spp
Nomes populares: Calistemo, Lava-garrafas
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Escova-de-garrafa ou Callistemon spp

Escova-de-garrafa ou Callistemon é o nome comum para plantas pertencentes ao gênero Callistemon. O gênero possui 34 espécies catalogadas, a maioria das quais provenientes do austrália. As escovas de garrafa são espessos ou semelhantes árvores, com até 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são geralmente pequenas, lanceoladas ou retas, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, tornando-se marrom claro com o tempo.

No entanto, o encanto desta árvore reside nas inflorescências, de formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. Muito atraentes para os beija-flores, as flores aparecem esparsas durante todo o ano e profusamente na primavera. No verão dão lugar a frutos pequenos, lenhosos e bem presos aos ramos.

Em paisagismo Cavalinha se destaca como uma árvore solitária. Principalmente ao redor do lago onde os galhos da cavalinha tocam graciosamente a água. Também é adequado para a criação de sebes, não é compacto, mas muito eficaz quando aparado regularmente. Outras estruturas podem ser criadas devido à versatilidade desta planta com seu aspecto exótico e beleza única.

Dicas e cuidados sobre a Escova-de-garrafa ou Callistemon spp

Resistência e despretensão, combinadas com crescimento moderado, fazem da escova de garrafa a árvore preferida em muitos projetos de paisagismo. As cultivares mais populares são C. viminalis e C. citrinus, mas existem muitas cultivares e híbridos com flores vermelhas, rosa e brancas.

Deve ser cultivada o pleno sol e não requer fertilidade do solo. Em geral adaptam-se muito bem a solos húmidos ou secos. Eles optam o frio subtropical ou mediterrânico e toleram bem climas frios e tropicais. A poda severa não é permitida. O fertilizante anual estimula a floração intensiva. Propagado por sementes e estacas. frutos pequenos devem ser colhidos e armazenados em sacos de papel em forno quente e seco até que as sementes largam.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem