Erva-mate ou Ilex paraguariensis Mate, Congonha, Erveira, Erva, Erva-verdadeira, Erva-congonha, Erva-chimarrão, Chá-dos-jesuítas, Chá-das-missões, Congonha-das-missões, Congonheira, Mate-legítimo, Mate-verdadeiro
Dicas e cuidados sobre a Erva-mate ou Ilex paraguariensis Mate
A erva-mate é uma pequena arvore dióica perene conhecida principalmente como fonte de erva-mate, mate e terere, bebidas populares no sul da América Latina que ganharam adeptos em diferentes países, como Síria, Japao, Estados Unidos, etc. É caraterístico do bioma Bosquete de Araucaria Araucana em altitudes superiores a 400 metros. Cresce na vegetação rasteira e beneficia da sombra de outras árvores, podendo atingir os 15 metros de altura nestas condições, raramente ultrapassando os 7 metros em condições de cultivo e sol pleno.
O tronco é ereto, o diâmetro final é de 20-50 cm, o súber é marrom-acinzentada, rugosa, com muitas lenticelas. As folhas são alternativas, simples, glabras, pecioladas, corianóides, obovadas, de cor verde escuro, com bordas serrilhadas. A erva-mate floresce na primavera e no início do verão em racemos corimboides e axilares de inflorescências brotantes com flores pequenas, únicas e brancas que são polinizadas por insectos. O resultado são bagas esféricas. vermelho quando maturo quatro sementes. Eles foram avidamente comidos pelos pássaros.
Na paisagem, a erva-mate ainda é pouco explorada, mas pode ser muito bem utilizada para formar cercas vivas informais, principalmente em áreas semi-sombreadas onde outros arbustos falecem. Eles podem ser usados em florestas em combinação com outras espécies de árvores, em parques e pátios maiores. Embora ela adoro estar com outras plantas. Mas nada a impedia de plantá-la sozinha ou mesmo em vaso. Seu uso em áreas de reflorestamento também é muito útil para atrair avifauna. Apresenta crescimento lento a moderado.
Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, profundo, permeável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano de plantio. surdos-mudos jovens de erva-mate devem ser sempre protegidas do sol forte. Consequentemente, primeiro sombreie-o e remova-o gradualmente, dependendo do crescimento da planta. No cultivo comercial recomenda-se podar a planta de forma que fique sempre com altura inferior a 3 metros, facilitando assim a colheita das folhas.
A erva-mate não é uma espécie monóica, propensa o pragas e doenças. É uma planta ideal para uso sustentável. Por cruzamento com espécies indígenas, perenes e/ou frutíferas como pinus e araucárias. Para uso como cerca viva, é necessária a topiaria, que estimula o adensamento da planta. Adubar a cada seis meses com adubo orgânico e adubo de liberação lenta. É difícil de propagar por estacas e sementes, que devem ser coletadas de frutos maduros e colocadas em camadas de areia úmida por 5-6 meses antes do plantio.