Controlando Pragas de Jardim: Conheça a Paquinha

Como evitar a Paquinha

Ficha Técnica

Nome científico: Gryllotalpidae
Nomes populares: Paquinha, Paquinha-de-jardim, Grilo-toupeira, Cachorrinho-da-terra, Cachorro-d’água, Piloto, Ralo, Frade, Bicho-terra, Cachorrinho-d’água, Cachorrinho-do-mato, Cava-terra, Grilo-talpa
Ordem: Orthoptera
Classe: Insecta
Filo: Arthropoda
Reino: Animalia
Partes afetadas: Brotos, Folhas, 

Sintomas: Manchas circuncritas de grama morta, buracos no jardim 

Dicas e cuidados para evitar a Paquinha

A paquinha é um inseto da mesma ordem dos grilos e gafanhotos. Curiosamente, as pernas muito adequadas para o mergulho nesses insetos, são modificadas para cavar em busca de pequenas patas. As patas dianteiras são chamadas de tocas e parecem pás. As patas do meio são ajeitadas para andar. E as patas traseiros ainda fazem a função de pulo. 

Mas o pulo é bastante raro entre os paquistaneses. Eles são mineiros musculosos e muito capazes. Comprimento do corpo até 3-5 cm. Também é grosso, marrom a cinza, coberto de pelos castanhos. As asas do tipo Elytra atingem metade do abdômen ele tem antenas longas.

As paquinhas furavam túneis sob a superfície da terra e criam câmaras onde depositam seus ovos. Uma fêmea é capaz de produzir cerca de 200 ovos, distribuídos em 3 ou 4 câmaras do tamanho de um ovo de galináceo. As paquinhas são noturnas quando podem sair para se alimentar. Alimentam-se de matéria orgânica, que inclui outros insectos, raizes e pequenos brotos. 

No entanto, o maior dano que eles podem causar ao seu gramado são os túneis que eles cavavam. Esses túneis eventualmente expõem e enfraquecem as raízes da grama que então começa a secar e morrer em áreas limitadas. As plantas jovens são as mais afetadas, pois ainda não possuem um sistema radicular bem desenvolvido.

Ao contrário do que muitos pensam, os grilos são inofensivos e totalmente atóxicos. Ao carregá-los na mão não se intimida, os beliscões que ele dá na pele são a tentativa de cavar para se esconder-se.

A prevenção da infestação consiste em melhorar a drenagem ou reduzir a rega do horto na primavera. Consequentemente, os insetos machos tendem a se deslocar para outro lugar para colocar seus ovos em busca de umidade. Para controlar o espinafre em jardins residenciais.

Dicas e cuidados para evitar a Paquinha

O solo infestado de insetos pode ser embebido em uma solução de água e detergente ou sabão comum. Este procedimento deve ser feito ao entardecer ou à noite, pois colocar a solução ao sol pode danificar as plantas. Se a infestação for muito grande e muitas ervilhas retirar-se dos buracos o problema deve ser amenizado com um inseticida após a aplicação da solução.

Em relvados muito extensos, como campos de golfe, é possível tentar o controlo biológico, com nemátodos parasitas como Steinernema scapterisci e S. riobravos. No entanto, pode-se observar que em áreas de alta manutenção, com gramados regados e bem cuidados, a proteção é menos eficaz e menos durável do que em áreas de baixa manutenção.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem