Dedo-de-dama ou Mammillaria elongata Cacto-dedo-de-moça, Dedo-de-moça, Dedos-de-dama, Mamilária, Cacto-dedo-de-dama

Dedo-de-dama ou Mammillaria elongata Cacto-dedo-de-moça, Dedo-de-moça, Dedos-de-dama, Mamilária, Cacto-dedo-de-dama
 

Ficha Técnica

Nome científico: Mammillaria elongata
Sinonímia: Mammilaria echinaria, Neomammillaria elongata, Cactus elongatus, Leptocladodia elongata, Krainzia elongata, Chilita elongata, Mammillaria stella-aurata
Nomes populares: Cacto-dedo-de-moça, Dedo-de-moça, Dedos-de-dama, Mamilária, Cacto-dedo-de-dama
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Dedo-de-dama ou Mammillaria elongata

Dedo-de-dama é um cacto florido muito popular, nativo das áreas rochosas do centro do Mexico. Não tem folhas e é caracterizada por ramos alongados, cilíndricos, carnudos, semelhantes a polegares, cobertos de espinhos. Os galhos formam aglomerados densos de até 30 cm de largura e 15 cm de altura. Eles podem ser perpendiculares, prostrados ou reclinados. 

Os espinhos formam aglomerados radiais formando pequenas estrelas. Eles podem ser retos ou curvos e vêm em uma variedade de cores, como branco, amarelo, creme, bege, bege e vermelho. A cor dos espinhos é essencial na coloração geral da planta pois cobrir grande parte da superfície dos ramos. As flores aparecem na primavera. dispostos em círculo no topo do galho. Eles são brancos, amarelos ou rosa. O resultado é uma baga esférica vermelha com numerosas sementes.

O cacto Ladyfinger é uma das plantas mais comuns. com muitas raças de sucesso. Entre eles podemos citar "Christa", também conhecido como o cacto encéfalo. Nesta variedade Os galhos lembram convulsões do cérebro O que tem resultados bastante duvidosos. Outra variedade bem conhecida é a "Golden" com pontas amarelo-douradas. Esta espécie de cacto tem um grande efeito decorativo, ideal para embelezar espaços interiores, em aparadores ou mesas que sejam iluminadas pelo sol durante pelo menos algumas horas do dia. 

Escolha lindos vasos de olaria, resina ou metal e vasos de plantas com bocas rasos e largos para embelezar. Este cacto pode ser plantado sozinho ou com outros conjuntos de cactos e suculentas. Embora o seu cultivo em vasos seja mais comum, também pode ser apreciado no jardim, em canteiros de pedra, em jardins inspirados no deserto modernos e contemporâneos, que valorizam a textura e a forma especial da planta. Também se presta a ser um colchão. Mas não tolera atropelamento. Sendo bastante tolerante à seca, é ideal para terraços e varandas independentes, bem como para quartos com ar condicionado.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo arenoso, perfeitamente drenado, enriquecido com matéria orgânica e abundantemente regado, mas com bons intervalos. Não é resistente ao encharcamento, o que causa o veloz deterioração da planta. Reduz a rega no inverno para que ela possa suportar o frio. Fertilize na primavera ou no verão com um fertilizante químico ou orgânico. Propagado por sementes e ainda mais fácil - por estacas. Posicione as estacas curativas na sombra por pelo menos 24 horas antes do plantio.

Dicas e cuidados sobre a Dedo-de-dama ou Mammillaria elongata

Atenção

Dependendo da variedade, os espinhos podem ser agudos e firmes, machucando as mãos durante a manipulação da planta. Tenha cuidado e use luvas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem