Dedaleiro ou Lafoensia pacari - Morfologia e ecologia
Dicas e cuidados sobre a Dedaleiro ou Lafoensia pacari Mangava-brava
Dedaleiro é uma árvore de folha caduca de pequeno a médio porte. Nativa do Cerrado do Pau-Brasil e Paraguai. encontrada naturalmente nos estados da Bahia, Tocantins, minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Deserto Grosso e Districto Federal. 60 cm de altura, ramificada com casca cinza. Sua madeira é de alta qualidade, muito resistente, sendo muito utilizada na fabricação de cabos de ferramentas, mourões e construção civil. Suas folhas são simples, glabras, aneladas, alongadas, com nervuras bem definidas, sésseis ou pecioladas.
As inflorescências, em cachos terminais, surgem na primavera e no verão, apresentando flores grandes e vistosas, com pétalas brancas franjadas, estames longos e cálice verde, com margens rugosas. O fruto é lenhoso, dividido em cápsulas marrom-amareladas. forma de dedal As sementes têm muitas polpas.
Devido ao seu pequeno porte, raizes não agressivas e floração decorativa, a dedaleira é utilizada na arborização urbana em diversas comunidades do Paraná. Seu plantio também é recomendado na recuperação de áreas degradadas e na recomposição da mata ciliar. Por não ser uma espécie pioneira, é interessante realizar plantios mistos ou nos anos seguintes ao início do reflorestamento.
Deve ser cultivada ao sol, em solo fértil, em solo enriquecido com matéria orgânica, sendo que nos primeiros anos após o plantio deve ser regada regularmente. Se bem estabelecida, a dedaleira pode suportar períodos de seca e inundações. Propagam-se por sementes que germinam logo após a colheita. em um saco de areia úmido. Se as sementes não forem colocadas, elas perdem rápidamente a germinação. Os tiros aparecem em 10-15 dias. Plante os mudos estabelecidas em covas de 40 x 40 cm bem preparadas, adubadas com esterco curtido.