Coreutéria ou Koelreuteria paniculata Coelreutéria, Árvore-da-chuva-dourada, Quereutéria, Saboeiro

Coreutéria ou Koelreuteria paniculata Coelreutéria, Árvore-da-chuva-dourada, Quereutéria, Saboeiro
 

Ficha Técnica

Nome científico: Koelreuteria paniculata
Sinonímia: Sapindus chinensis, Koelreuteria elegans
Nomes populares: Coelreutéria, Árvore-da-chuva-dourada, Quereutéria, Saboeiro
Família: Sapindaceae
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Coreutéria ou Koelreuteria paniculata Coelreutéria

Coreuteria é uma árvore de folha caduca e ornamental nativa da China, Japão e Coréia. Seu porte é considerado de pequeno a médio, atingindo de 6 a 17 metros de altura e um diâmetro de copa de cerca de 6 metros. A copa é largo, abobadada ou arredondada, dependendo da variedade. A casca do tronco é marrom-acinzentada e murchada com a idade. As folhas são compostas, emplumadas ou bilobadas, ovais, pontiagudas na ponta borda serrilhada. 

Eles são inicialmente verdes, mas ficam amarelos no outono antes de tombar. A floração ocorre no verão e no outono, com longas inflorescências paniculadas, colocadas de pequenas flores hermafroditas, tetraméricas, amarelos. O fruto subsequente é uma vagem de papiro verde oblonga e inchada que gradualmente se torna rosada ou marron à medida que amadurece e incluiu numerosas pequenas sementes pretos globulares. Os frutos permanecem na árvore por muito tempo e são muito decorativos.

Koreyteria é uma excelente escolha para paisagismo, especialmente em hortos urbanos. Além da decoratividade tanto na floração quanto na frutificação, é despretensiosa, tolera bem a poluição dos gases urbanos. e crescendo rápido. O tamanho não é grande, por isso pode ser amplamente utilizado em jardins residenciais. As raizes também não são agressivas, sendo uma boa opção em áreas pavimentadas, como calçadas, estacionamentos e canteiros centrais. 

Dicas e cuidados sobre a Coreutéria ou Koelreuteria paniculata Coelreutéria

É interessante usar isoladamente ou em grupos ou fileiras e faz lindos caminhos. Diferentes variedades foram selecionadas para uso no horto. Algumas são de floração tardia, como September Gold, enquanto outras têm uma coroa mais longa, como Fastigiata. Curiosidade: as sementes torradas são comestíveis, mas seu consumo não é comum.

Deve ser cultivada o pleno sol, adaptando-se a diferentes tipos de solo, mas preferindo os mais drenantes e regados. Embora nativa de climas temperados, pode suportar o calor subtropical. Atura ventos fortes, mas não tolera a salinidade das regiões costeiros. Propagado por semente raramente cortado. As sementes devem quebrar a dormência em água quente e germinar em cerca de 30 dias.

Atenção

Esta planta é considerada invasiva em determinadas situações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem