Como fazer substrato para mudas ou Horta

Como fazer substrato para mudas ou Horta
 Um bom começo para o horto começa com a preparação dos mudos. surdos-mudos fortes são a chave para o sucesso futuro do jardim. Hoje selecionamos sementes geneticamente modificadas altamente produtivos que requerem um bom substrato. 

Além disso, também temos nossas sementes dos frutos que colhemos, temos nossas próprias mudos, bulbos, etc. Para que tudo prospere, você deve primeiro cuidar do substrato. Sempre que queremos criar uma horta pensamos em mudos, adubação, rega, plantio, etc. Uma nova vida começa ali, e cuidados especiais devem ser tomados para que as sementes atingem todo o seu potencial.

O substrato ideal tem várias características importantes:

  • Baixa densidade (ser leve)
  • Boa aeração
  • Elevada capacidade de retenção de água
  • Boa drenagem
  • Isenção de fitopatógenos
  • PH neutro (nem alcalino e nem ácido)
  • Uniformidade
  • Passível de armazenamento
  • E finalmente de baixo custo

Conseguir tudo isso em uma única peça de hardware é quase impossível. A seguir, darei uma receita muito simples, que uso com sucesso há muito tempo. Se alguém quiser mudar, não se esqueça-se de adicionar mais de 50 % de fertilizante. No caso de excrementos de pássaros, não mais que 30 %. A cama de peru não excede 15 %.

Como fazer substrato para mudas ou Horta

Primeiro, peneire o composto não manejado em uma peneira grossa com materiais secos e grossos, como galhos e folhas secas. Este composto é geralmente pobre em nutrientes, com uma relação carbono / nitrogênio final próxima a 12/1 neste composto peneirado. Adiciono 40 % de vermicomposto (minhocas fundidas). Para cada 20 litros da mistura, adiciono 150 gramas de farinha de ossos. Esta é a fórmula que eu uso e recomendo.

Se quiser trocá-lo, pode-se usar até 50 % de curtume, ou 30 % de cama de frango e 15 % de cama de peru. Você também pode adicionar cascas carbonizadas à mistura (50 % do total). O uso de areia ou terra não é recomendado, pois pode alterar as propriedades físicas, químicas e biológicas do substrato. 

Além de adicionar peso, você corre o risco de adicionar sementes invasoras e patógenos que chegam com o solo. Você pode usar essa textura em bandejas, xícaras, vasos e em qualquer lugar que imaginar. Ideal para iniciar o enraizamento e criar mudos, estacas ou dividir-se a moita. Você também pode embrulhá-los e armazená-los longe da luz solar direta em um ambiente fresco e seco.

Espero que goste do meu conselho, fazendo alterações com base nos materiais que você tem. Que você seja saudável, completo, livre de doenças e pragas de insectos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem