Como fazer farinha de cascas de ovos

Como fazer farinha de cascas de ovos
 As cascas de ovos contêm nutrientes essenciais para nossas plantas. Opulento em cálcio, potássio e magnésio. As galinhas poedeiras comerciais são alimentadas com ração concentrada rica em minérios que melhora o súber dos ovos. Claro que você também pode e deve usar as cascas dos ovos de suas galinhas domésticas, obtendo assim uma farinha ainda mais orgânica, mas para a grande maioria dos jardineiros criar galinhas em casa pode ser um pouco difícil.

Para as plantas absorverem todos esses nutrientes A casca deve estar bem presa ao solo. Portanto, quanto mais a casca estiver em contato com o solo, mais nutrientes estarão disponíveis para as plantas. Uma maneira fácil de fazer isso é transmudar a casca em pó. Desta forma teremos uma farinha valiosa, ecológica, barata, rica em minerais, para adubar canteiros, pomares, vasos, árvores, orquídeas, etc., adubando assim a grande maioria das plantas que temos em casa.

Como fazer farinha de cascas de ovos

O primeiro passo para fazer farinha a partir das cascas é colocar as cascas para secar à sombra sempre que as tivermos disponíveis. Não devemos colocá-los ao sol, pois as cascas possuem uma pequena quantidade de nitrogênio, que pode ser perdido. Não é conveniente guardá-los para secar depois, pois a putrefação das partes orgânicas ainda úmidas pode causar mau cheiro e atrair animais indesejados, como moscas. Continue enxugando e armazenando depois, até ter uma boa quantidade para lidar.

Assim que tiver uma boa quantidade de peles (dúzia já é interessante), coloque-as em um saco e quebre-as apertando-as com as mãos. Não se preocupe em amassá-los bem assim que trespassar pelo liquidificador. Coloque-os aos poucos na máquina e bata até dirigir-se pó. Se as peles ainda estiverem molhadas, pode ser difícil misturá-las no liquidificador e pode ser necessária uma secagem adicional. Depois de ter esta massa maravilhosa. Carregue em um pote tampado e guardar em local fresco.

Como fazer farinha de cascas de ovos

Seu uso é muito simples. Uma colher de café em potes pequenos e duas ou três em potes maiores. Efetue isso uma vez a cada 40 dias. Se você reduzir a dose em meia colher, poderá aplicá-la em suas plantas a cada 20 dias.

Observar suas plantas e veja como elas reagem a esse novo estímulo. Você pode decidir por si mesmo com que frequencia usar o pó de casca de ovo observando a viabilidade de suas plantas.

Ao preparar terra ou substrato para jardins ou vasos, adiciono 50 g para cada 20 litros de terra.

Como fazer farinha de cascas de ovos

Este rico fertilizante natural também pode ser usado em hortas e pomares. verduras folhosos, como repolho e agrião, se beneficiavam especialmente desse fertilizante. Utilizar até 50 gramas por metro quadrado em hortas e 50 gramas por 2 ou 3 metros lineares em frutíferas.

Algumas plantas raras não reconheciam a leve alcalinidade do solo que a casca pode causar, como azáleas, prímulas, gardênias, plantas carnívoras. Sempre que ler ou conheço que determinada planta gosta de um solo "levemente ácido", adicione uma quantidade menor de farinha de casca de ovo para evitar alterações no Ph do solo.

Boa colheita!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem