2 maneiras de fazer compostagem

2 maneiras de fazer compostagem
 E se você aprendesse a reciclar seu lixo orgânico? Sim, você pode processar todos os seus resíduos ajudando a reduzir os aterros de lixo doméstico e também produzir fertilizante orgânico de qualidade para usar em suas plantas de horto. Quando o solo é bem adubado, as plantas ficam mais vigorosas e menos violadas por pragas e doenças.

Compostagem é a produção de adubo por meio da reciclagem de resíduos orgânicos. Existem duas maneiras de se fazer a compostagem, Pilha de compostagem e compostagem com minhocas.

Compostagem em pilha

2 maneiras de fazer compostagem

Recomendado para quem tem muito espaço e produz grande quantidade de matéria orgânica como folhas e galhos de árvores. O processo usa ação microbiana de alta temperatura e requer paradas frequentes.

Compostagem com minhocas

2 maneiras de fazer compostagem

É indicado para quem tem espaços pequenos, pois é possível guardá-lo em qualquer recanto, a montagem pode ser feita em baldes ou caixas plásticas. Manter as caixas fechadas é fundamental para evitar maus odores e evitar que os vermes escapam. O mais comum é o uso de três recipientes, o esterco sempre se acumula no último, então deve-se coletar uma torneira, este líquido é um excelente fertilizante, mas deve ser diluído antes de aplicar nas plantas. 

Ao medida que as caixas vão enchendo com os resíduos que virar adubo, basta trocar de lugar com as demais. Não é recomendável usar alimentos cozidos com água e sal, pode demorar um pouco mais para os vermes decompô-los. Deve-se evitar: carne, ossos e gordura, pois podem atrair animais indesejados e lixo doméstico, pois podem infetar o composto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem