Como evitar a Vaquinha na sua horta

Como evitar a Vaquinha na sua horta
 

Ficha Técnica

Nome científico: Diabrotica speciosa
Nomes populares: Brasileirinho, Larva-alfinete, Patriota, Vaquinha
Ordem: Coleoptera
Classe: 
Filo: 
Reino: 
Partes afetadas: , Tubérculos
Sintomas: Desfolhamento, tombamento, morte repentina, apodrecimento de frutos e tubérculos, queda de flores e frutos.

Dicas e cuidados com a Vaquinha

Esse besouro é conhecido como brasileira ou vaca, dependendo da região do país Também conhecido como "Patriota" devido às suas manchas verdes e amarelos. Seu nome científico é Diabrotica speciosa e é uma peste de muitas culturas na América Central e do Sul.

As larvas de insectos são subterrâneas e se nutrem principalmente das raízes de muitos animais. Os adultos se alimentam de partes vegetativas e pólen de flores, ocasionando grande destruição em altas densidades. Além dos danos diretos, os bichanos são portadores de doenças virais e bacterianas.

Esse ciclo se completa em cerca de um mês, e uma única fêmea pode botar 2.000 ou mais ovos; portanto, se não forem segurados cedo, podem atingir populações massivas rapidamente.

As culturas mais atacadas foram soja, milho, melão, amendoim e batatinha. Muitas plantas de interior também são violadas. Em princípio, o controle químico é mais comum.

Dicas e cuidados com a Vaquinha

No entanto, são os feromônios sexuais que atraem os machos para as armadilhas feitas com garrafas pet cheias de água e detergente. Os inimigos naturais das vacas são os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, que infectam naturalmente larvas e adultos de D. speciosa nos campos, e a mosca Celatoria bosqi, que arruína essa peste bubonica. Algumas espécies de aranhas e formigas também são inimigos naturais.

No entanto, algumas espécies do gênero Diabrotica não são parasitadas quando comem partes de cucurbitáceas porque ingerem uma substância chamada curcubitacina, que é nociva para alguns predadores naturais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem