Como evitar a Lagarta-minadora na sua horta

Como evitar a Lagarta-minadora na sua horta

Ficha Técnica

Nome científico: Phyllocnistis spp., Liriomyza spp.
Nomes populares: Lagarta-minadora, Larva-minadora, Migradora, Minador, Minadora
Ordem: Lepidoptera
Classe: 
Filo: 
Reino: 
Partes afetadas: 

Sintomas: Enfraquecimento, Formação de galerias em folhas e brotações novas, Queda das folhas 

Dicas e cuidados sobre a Lagarta-minadora

Lagarta-minadora é um tipo muito estranho de inseto. Pelo menos quando se trata de como eles atacam as plantas. É chamado de mineiro porque o estágio larval se desenvolve sob a primeira camada de tecido foliar. forma uma galeria por onde passa. Os gêneros mais usuais que infectem plantas são Phyllocnistis e Liriomyza.

Esta peste ataca os topos e folhas de algumas plantas como tomate, frutas cítricas, repolho e muitas plantas ornamentais.

O insecto adulto é conhecido, é uma mariposa pequena, de até 1 cm de comprimento, que deposita seus ovos nas folhas das plantas e quando estes eclodem, a larva entra e se nutre do tecido vegetal.

Esse ciclo dura de 8 a 20 dias, o que faz com que a infecção cresça rapidamente. Além de se prejudicarem, os garimpeiros facilitam a invasão de microrganismos causadores de doenças nas plantas, como fungos e bactérias.

Dicas e cuidados sobre a Lagarta-minadora

Aparece durante todo o ano, principalmente na estação mais seca, quase desaparecendo nas estações chuvosas. A rega destruirá os ovos e larvas que não perfurar nas folhas ou ramos. o que pode reduzir a incidência de pragas.

Em condições naturais, parasitas dos gêneros Diglyphus, Chrysocharis e Halticoptera, bem como predadores da lagarta, como formigas, batalham contra a praga. O controle químico é o mais utilizado, porém só tem efeito satisfatório em larvas adultas ou recém eclodidas, nas lagartas mineiras, o tecido vegetal acaba protegendo o mineiro. Arrancar e destruir as folhas com o parasita também é importante para o controle populacional.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem