Como evitar a Cochonilha na sua horta

Como evitar a Cochonilha na sua horta

Ficha Técnica

Nome científico: Diversas famílias e gêneros
Nomes populares: Cochonilha, Cochonilhas-de-escama, Insetos-escama, Lapinhas
Ordem: 
Classe: 
Filo: 
Reino: 
Partes afetadas: 

Sintomas: Enrolamento e enrugamento das folhas, Subdesenvolvimento da planta, Casquinhas sobre as folhas, caule, brotações, frutos e raízes 

Dicas e cuidados sobre a Cochonilha 

As cochonilhas são pequenos insetos pertencentes à superfamília Coccoidea. Eles têm uma aparência bastante diferente de outros insetos e são muito importantes devido às grandes perdas agrícolas que causam. No entanto, embora muitas cochonilhas sejam consideradas pragas, algumas espécies se destacam na produção de verniz (Llaveia axin), laca (Laccifer lacca), cera (Ceroplastes ceriferus), medicamentos (Ceroplastes ceriferus) e corante carmim (Dactylopius coccus). Muitas também produzem néctar que, ao ser coletado e processado pelas abelhas (Apis mellifera), torna-se um mel muito valioso e especial.

Espécies de cochonilhas podem parecer muito diferentes. Eles vêm em algodão, branco, em pó ou ceroso e vêm em uma variedade de cores, incluindo laranja, vermelho, verde, marron, pérola e cinza, bem como várias formas, como conchas, bolas e escamas.

Os machos adultas são verdadeiras pragas. Eles são imóveis e desenvolver peças bucais de sucção que podem sugar a seiva diretamente do sistema vascular das plantas. Quando consertado Eles secretam cera que forma um súber protetora sobre seus cadáveres. e serve para proteger contra inimigos naturais e pesticidas.

Os machos adultos são muito diferentes dos machos e têm uma vida efêmera, durando cerca de 2 dias. Eles nunca se nutrem, têm asas, caudas de teia e se assemelham a mosquitos ou pequenas moscas. Cochonilhas podem se reproduzir sexualmente e através de sete tipos diferentes de partenogênese, dependendo da espécie.

Os machos adultas põem ovos que dão origem ninfas móveis, dotadas de patas e antenas. Assim, os machos jovens podem se movimentar, tentando encontrar um bom lugar para se instalar. Após a primeira muda, suas patas atrofiam e ficam imóveis, trespassando a sugar a seiva da planta sem parar. Os machos são semelhantes aos machos Mas no último estágio eles desenvolvem asas.

Dicas e cuidados sobre a Cochonilha

Cochonilhas são achadas em galhos, folhas, frutas e raizes de uma grande variedade de plantas. Muitos estão associados às formigas, que os protegem em troca doces secreções que produzem. Essa secreção também promove o aparecimento de fungos fuliginosos (Meliola sp e Capnodium sp), fungos com micélio escuro que recobrem algumas partes da planta impedindo o fotossíntese.

Cochonilhas são difíceis de controlar com inseticidas, especialmente aquelas com casca grossa. O súber evita que o produto entre em contato com o corpo do insecto. Consequentemente, os inseticidas são eficazes apenas em larvas e machos. No entanto, o controle da pulverização com emulsões de sabão e óleos minerais é eficaz, pois resulta em uma camada impermeável sobre o inseto, impedindo-o de respirar, matando-o por asfixia. Misturá-lo com xarope de tabaco pode ajudar a se livrar das pragas.

O controle biológico é muito importante no controle e é realizado por joaninhas e algumas abelhas. Esses insectos trabalham perseguindo cochonilhas e outras pragas, como pulgões. Portanto, o uso de inseticidas em plantas infestadas deve ser evitado ao máximo, pois podemos matar predadores importantes e outros hemípteros benéficos, como abelhas polinizadoras, mas sem afetar os pulgões mais resistentes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem