Como evitar os Nematóides na sua horta

Como evitar os Nematóides na sua horta
 

Ficha Técnica

Nome científico: Meloidogyne sp, Pratylenchus sp, Radopholus similis, Aphelenchoides sp
Nomes populares: Nematóide, Nematóide-das-galhas
Ordem: Dorylaimoidea, Heterodera, Meloidogyne, Rhabditoidea
Classe: Secernentea
Filo: Nematoda
Reino: 
Partes afetadas: 
Sintomas: Tamanho reduzido de órgãos vegetais, Necrose de folhas, raízes e flores, bulbos e Tubérculos mal formados

Dicas e cuidados sobre os Nematóides 

Nematóides são organismos microscópicos que vivem em diferentes ecossistemas, encontrados em quase todas as regiões do mundo. Eles são de vida livre e não prejudicam outras espécies. Eles podem comer os restos de outros animais e plantas, chamados saprófitas. Estes podem ser parasitas de animais ou plantas. Um exemplo prático desses animais é a conhecida lombriga, que parasita o homem.

Nematóides parasitas encontram plantas nas raizes e no solo. Em alguns estados do Brasil, é um importante peste de grandes culturas como a soja. É também um importante causa de perda de plantas domésticas, tanto na produção em largo escala quanto em hortas caseiros. Um estudo de 2004 da empresa de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco constatou que mais de 40 % das helicônias e 80 % das civetas do estado estão infestadas com nematóides.

A maioria dos danos causados ​​pelos nematóides é: crescimento lento das plantas em que todos os órgãos são reduzidos em tamanho. necrose de folhas e raízes cabeça mal formada e cabeça As folhas e flores têm uma cor incomum. Também reduz o valor econômico dos vegetais. Os nematóides parasitas de plantas mais comuns são Meloidogyne sp, Pratylenchus sp, Radopholus similis e Aphelenchoides sp.

C. elegans não são muito móveis, movendo-se apenas alguns metros durante seu ciclo de vida. A forma mais comum de propagação a longo prazo é: erosão do solo pela água da chuva. Distribuição comercial de precursores ou vegetais contaminados remoção de precursores contaminados.

Dicas e cuidados sobre os Nematóides

O controle preventivo é certamente a forma mais eficaz e econômica de combater essa praga. A utilização de substrato livre de nematóides, bem como a aquisição de plantas salubres, a desolação dos resíduos vegetais afetados. Em áreas maiores, como pátios, podem ser cultivadas plantas competidoras de nematoides, como a crotalária, que tem potencial para uso ornamental, e/ou Tagetes sp, que além de belas plantas ornamentais, liberam substâncias nematicidas nos substratos. A falta de humidade também quebra o ciclo da peste bubonica por isso secar o substrato ao sol é uma medida de controle eficaz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem