Controle biológico da praga mosca-branca

Ficha Técnica

Nome científico: Bemisia tabaci, Bemisia argentifolii
Nomes populares: Mosca-branca, Piolho-das-plantas, Piolhos farinhentos
Ordem: 
Classe: 
Filo: 
Reino: 
Partes afetadas: , Toda a Planta

Sintomas: Folhas enrugadas com coloração amareladas, amadurecimento irregular de frutos, presença de fumagina. Redução de floração. 

Dicas e cuidados sobre a Mosca-branca

A mosca-branca é um dos insetos-praga mais famosos do mundo e está presente em quase todas as áreas agrícolas. Tecnicamente não é uma mosca, pois é um hemíptero, da mesma ordem dos pulgões e dos percevejos, e não um díptero, que é da ordem das moscas usuais. A regra geral para evitar confusão é o número de asas: os Hemiptera têm quatro asas enquanto os Diptera têm duas. Duas pragas de insectos conhecidas são Bemisia tabaci e Bemisia argentifolii. Este último é conhecido por ser mais destrutivo e resistente a alguns pesticidas.

As moscas-brancas são muito pequenas, de 1 a 2 milímetros de tamanho, de cor branca o amarelo pálido, com olhos pretos que se destacam do corpo do inseto. Em repouso, mantém as asas fechadas e parece ter apenas um par. Não se move rapidamente e é fácil de capturar, mas o número de ovos, em média 200 por fêmea, assim como o vento como agente de dispersão, têm grande capacitância de propagação. Prefere climas secos para uma vida mais longa e fertilidade.

O dano causado pela mosca-branca, além de sugar a seiva que enfraquece as plantas, é a deposição de toxinas que incitam um crescimento desigual dos tecidos vegetais. No entanto, assim como os pulgões, a mosca-branca também secreta uma substância açucarada que permite o desenvolvimento do fuliginoso, um tipo de fungo preto que dificulta a fotossíntese nas plantas.

Outro dano, talvez o mais importante em algumas lavouras, é o fato dessa praga transmitir Begomovirus e VMDF (Bean Golden Mosaic Vírus). A mosca-branca ataca muitas plantas conhecidas, como tomate, feijão, soja, brócolis e plantas ornamentais. Também é encontrado em ervas daninhas em pomares. terreno baldio e culturas econômicas.

Dicas e cuidados sobre a Mosca-branca

O controle da mosca-branca em largo escala é feito por meio da aplicação de inseticidas, principalmente em culturas como soja e feijão. Em áreas pequenas como hortaliças e plantas ornamentais, sugere-se o controle preventivo. Obtenção de surdos-mudos fortes remoção rápida de plantas doentes e resíduos culturais são ações que previnem a infestação por mosca-branca. Também podemos usar armadilhas amarelas oleadas feitas de lona, ​​plástico, resultados, etc. Eles devem ser colocados entre as plantas, na mesma altura das plantas do local.

A mosca-branca tem muitos inimigos naturais, incluindo insetos, ervas daninhas, besouros e vespas. Existem também espécies de parasitas do gênero Encarsia, Erectomecerus e Amitus. praticando a prevenção e/ou controle químico racional podemos manter e até aumentar a presença desses inimigos naturais da mosca-branca.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem